Valentine's day - Por que não comemoramos essa data no Brasil?

Já parou para pensar o motivo de não termos “Valentine’s Day” no Brasil?

    Sim, claro temos o dia dos namorados, mas por aqui ele acontece no mês de junho – e foi uma grande proposta do publicitário João Doria, pai do empresário, jornalista e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Ele era dono da agência Standart Propaganda, e foi contratado pela loja “Exposição Clipper” de artigos femininos com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que eram sempre muito fracas. Daí surgiu o 12 de junho – dia dos namorados brasileiro, com Slogans do tipo: Não é só com beijos que se demostra o amor.

    Já por outro lado o “Valentine’s Day” é comemorado no dia 14 de fevereiro. Apesar da história do ser associada a um santo católico chamado Valentim, ela nos leva a tempos muito mais antigos e com tradições bem diferentes. Ao que tudo indica a tradição começou no século IV a.C., ainda no Império Romano, todo ano, em meados de fevereiro, era celebrado o Festival da Lupercália, em comemoração à chegada da primavera e pedidos de fertilidade para a terra e para o povo. Até que a Igreja Católica começou a ganhar força na região e, não gostando da ideia de adoração a deuses diferentes dos seus, achou por bem dar uma “repaginada” no evento, já que simplesmente extingui-lo seria mais difícil. A proposta consistia em tornar Valentim, que era um padre, em um santo e substituir o culto a Lupercus por um dia de adoração a Valentim, isso porque o padre acreditava no amor e promovia muitos casamentos na sociedade romana.

    Naquela época, o imperador havia proibido o casamento dos soldados romanos, por acreditar que isso faria com que eles se preocupassem com as suas famílias durante as batalhas, o que os tornaria mais fracos em campo. O padre Valentim, porém, não cedeu à proibição. Ele começou a realizar casamentos de soldados em segredo, quando foi descoberto pelo estado foi preso e morto. Foi questão de tempo, estava aí o Santo Valentim, o amigo do amor e o entusiasta dos casamentos que merecia ser celebrado. O papa Gelásio o declarou um homem santo, criando o Valentine’s Day em 496 d.C.

    Existem diversos países que comemoram a data pelo mundo. Entre eles estão os Estados Unidos, o Japão, a Coréia do Sul, a África do Sul, as Filipinas, o Canadá, o México, a Austrália e diversos países europeus, como o Reino Unido, Portugal, Espanha, França e Dinamarca.

    As comemorações desta data também são um pouco diferentes da brasileira. Enquanto por aqui no dia 12 junho, as atenções são 100% voltadas aos casais e ao amor romântico com uma variedade bem maior de presentes circulando, no Valentine’s Day as demonstrações de afeto se estendem a todo tipo de amor. É muito mais comum por lá a confecção de cartões, entrega de chocolates e flores às pessoas amadas, que podem ser pessoas da família, namorados e amigos .

    Então, respondendo ao título deste texto, não é exatamente que não comemoramos essa data no Brasil, até porque, com a globalização está cada vez mais comum o intercâmbio cultural e a incorporação de datas comemorativas de outros países em nossa tradição nacional. Certamente veremos muita gente confundindo e usando o termo “Valentine’s Day” de forma equivocada, em junho e em fevereiro. Vale a pena prestar atenção sim, para não transparecer desinformação, mas celebrar o amor nunca será um erro em todos os meses do ano demonstrar afeto a quem se ama com flores, cartões e principalmente atenção é sempre uma excelente oportunidade e deve ser bem aproveitada.

    Nós da DMS aproveitamos para deixar aqui a nossa declaração: Somos apaixonados por educação e nosso amor por você, nosso cliente e aluno da escola, cresce a cada ano que passa e a cada data comemorativa que passamos juntos.
Happy Valentine’s Day!