Profissões do Futuro e como se preparar para o mercado de trabalho.

     Em geral o mercado de trabalho é algo que preocupa muito mais os adultos do que os jovens, temos percebido um movimento de empregabilidade tardia em relação a anos anteriores e isso certamente é impacto da pandemia e tudo que foi dito aos jovens durante o período de distanciamento social.

    O alto consumo de redes sociais e diversos discursos de “como ganhar dinheiro fácil” foi disseminado e criou a ilusão de que o trabalho não vale a pena. De fato tem muitos trabalhos tediosos e que podem não compensar por sua remuneração, mas as pessoas precisam começar de algum lugar, dificilmente será possível ingressar no mercado de trabalho com um cargo de gerencia, é preciso ter paciência, clareza e estratégia para escalar os degraus da empregabilidade e atingir os resultados que o profissional procura.

     Vamos começar pela clareza, e aqui proponho um exercício muito prático: escreva em uma folha de papel, exatamente o que significa ter sucesso para você, valores que desenha receber, viagens que gostaria de fazer, como pretende morar e quanto mais detalhado melhor. As vezes isso é tão difícil, que não vai se quer sair da sua mente, porque não acreditamos que vamos conseguir, há aqueles que não ousam nem pronunciar. Como alcançar um objetivo que nem conseguimos admitir?

      A qualificação profissional ajuda exatamente nesse sentido, na auto estima profissional do aluno, que passa a vislumbrar oportunidades e sentir que é capaz de alcançar, quando a gente estuda a gente se sente mais inteligente, e de fato estamos ficando e isso é fator real, quase palpável na hora de conseguir um bom emprego, sem isso as chances se reduzem – ai sim – a vagas tediosas e que podem não valer a pena.

     O futuro do mercado de trabalho, pode ser muito diferente do que vemos hoje e alguma profissões tentem ao desaparecimento nos próximos anos, abaixo uma lista de algumas ocupações, algumas pouco conhecidas, mas que vão fazer a diferença no mercado de trabalho;

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites
  3. Engenheiro(a) de dados
  4. Especialista em ciber segurança
  5. Representante de desenvolvimento de negócios
  6. Gestor(a) de tráfego
  7. Engenheiro(a) de machine learning
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário
  9. Cientista de dados
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas

      A área da tecnologia, já a área que melhor paga seus profissionais e isso tende a continuar crescendo, assim como habilidade de criatividade e empatia jamais serão completamente substituídas por robôs, então aqui vai mais uma listinha:

  1. Pensamento crítico e inovação.
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem.
  3. Resolução de problemas complexos.
  4. Pensamento crítico e análise.
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa.
  6. Liderança e influência social.
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia.
  8. Projeto e programação de tecnologia.
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
  10. Raciocínio, resolução de problemas e idealização.
  11. Inteligência emocional.
  12. Solução de problemas e experiência do usuário.
  13. Orientação de serviço.
  14. Análise e avaliação de sistemas.
  15. Persuasão e negociação.

     Encontrar uma boa instituição que ajude a guiar seus passos no momento de inicio de carreira ou recolocação profissional, é fundamental. Muito cuidado para não cair em golpes e falsas entrevistas, atenção às oportunidades e esteja preparado para quando as oportunidades chegarem.

     A DMS Treinamentos é uma escola de qualificação profissional que atua a mais de 20 anos no mercado capacitando e orientando jovens e adultos a cerca do primeiro emprego e vida profissional, não perca tempo e venha ser DMS você também.

Clique no link e converse diretamente com uma orientadora educacional, que vai te direcionar para o melhor curso para o seu objetivo profissional.

https://wa.me/message/IHATVJBWESUWL1

(41) 9 9782-5559