Objetivos, Sonhos e Metas

Eu sei que para muitas pessoas isso vai soar estranho ou vai parecer bobeira, - “quero começar logo, não tenho tempo pra isso” -  mas acredite, essa pequena reflexão é o que vai te ajudar a se manter focado durante as suas aulas ou qualquer outra meta que deseje atingir.

 

Quando falamos em objetivos, estamos falando sobre atingir um resultado, como se tivesse um alvo na nossa frente, mas na verdade existem vários alvos e eles são diferentes.

Alguns estão mais perto de nós, outros estão bem longe, alguns nem podemos ver e outros são grandes e fáceis, enquanto outros são pequenos e quase impossíveis de acertar.

            Os objetivos, na verdade são de naturezas diferentes e nesse quesito existem pelo menos três categorias:

 

  • Objetivos Rotineiros: São aqueles do nosso cotidiano

Servem como padrão de desempenho no nosso dia a dia, podendo nos acompanhar por anos. São aqueles que merecem atenção todo os dias (arrumar a cama, acordar cedo escovar os dentes). Eles podem ser automáticos, por estarem tão presentes na nossa rotina acabamos desempenhando-os de maneira natural.

  • Objetivos finais

São aqueles que trazem um sentimento ou uma habilidade totalmente nova para nós. São desafiadores, por isso nos trazem empolgação (ir pra Disney, viajar com a família, comprar uma casa, ser promovido). São por esses objetivos que levantamos da cama todos os dias e temos força de vontade para “fazer acontecer”.

  • Objetivos de Aperfeiçoamento

São aqueles que servem para alcançarmos outros objetivos. Por exemplo, estudar inglês: Geralmente o objetivo não é o inglês, mas sim, aquilo que eu vou alcançar depois, como uma promoção no trabalho ou uma viagem.

Esse é o mais difícil de ser mantido, pois ele serve para melhorar e alavancar seus resultados para que você consiga chegar até o objetivo final.

Esses objetivos são muito importantes, pois tornam viáveis todos os outros. Por eles não serem o fim da jornada fica mais fácil de desistir, e por consequência, fica mais difícil de conseguirmos alcançar os demais.

 

Como manter o foco e dar continuidade aos objetivos, sejam eles de qualquer natureza?

           

Pode parecer estranho, mas estabelecer compromisso de relatar os resultados para outra pessoa pode ajudar.

            É por isso que os “clubes” são tão conhecidos e funcionam até hoje: Clube de leitura, Clube de Conversação etc. É por isso também que os cursos e aulas ao vivo com professores acompanhando o processo de aprendizagem em tempo real, seja ele de maneira presencial ou online, são muito mais eficazes, pois assim você se compromete com uma outra pessoa, é por isso que sempre que você faz uma coisa em grupo, você tem resultados melhores, pois um motiva o outro, isso se dá principalmente por que sentimos a necessidade de agradar aos outros. Esse traço da nossa personalidade, que muitas vezes nos prejudica enquanto seres humanos, se bem empregado, pode ser usado a nosso favor para concluir os objetivos.

Então a ideia de se comprometer “publicamente” com alguém, é para que consigamos manter o foco e a produtividade de nossos objetivos, mas atenção: isso não funciona com pessoas aleatórias, afinal é preciso estabelecer esse “compromisso” com alguém que signifique algo para você naquela atividade, alguém que entenda a importância dessa meta para sua vida pessoal e profissional, podendo ser um familiar ou um colega de trabalho, mas principalmente alguém com que você divida suas metas e planos, e que esteja disposto a te incentivar.

            Ao compartilharmos com outras pessoas os resultados de nossa caminhada, sejam eles positivos ou não, enxergamos com mais clareza cada uma das “falhas”, podendo replanejar nossas ações para que nosso desempenho seja melhor.

            Esperamos que estas duas dicas sejam úteis, Categorizar e Diferenciar seus objetivos para que seja mais consistente e satisfatório lidar com cada um deles.

 

 

Josiane Scharneski