O que são e para que servem os testes de proficiência de Idiomas?

                Quando você inicia os estudos em uma língua estrangeira, é normal que sua principal preocupação sejam a utilização no dia-a-dia, a compreensão auditiva, a escrita e a gramatica. Ao final do curso você sabe que receberá um certificado contendo corretamente a carga horária cursada e os conteúdos abordados, esse certificado é o suficiente para abater horas complementares em cursos de graduação, por exemplo, para comprovar o aprendizado teórico e participar de entrevistas de emprego, vestibular ou outras ações em território local e nacional.
                Mas, se a sua necessidade com o aprendizado dos idiomas for para trabalho internacional, intercambio ou até de tentar uma vaga em universidades estrangeiras, você vai precisar passar por mais uma certificação específica. São os chamados testes de proficiência.
                O exame de proficiência é um teste que avalia sua habilidade de comunicação em um determinado idioma. Ele vai medir seu nível de destreza em uma língua estrangeira na forma escrita, falada, na audição e na leitura.

Para que serve a prova de proficiência?
                Os exames de proficiência são fundamentais para comprovar a fluência em um determinado idioma. Por isso, o ideal, primeiro, é que o candidato se prepare e faça um curso de inglês ou espanhol completo, para estar apto para realizar esse tipo de prova. Afinal, o esperado, para quem aplicará, é que ele tenha um nível avançado de domínio da língua, seja ela inglês ou espanhol.
                No Brasil, esses exames são aplicados por entidades internacionais oficiais, que representam determinada cultura estrangeira no país – como é o caso do British Council, do Instituto Cervantes, da Aliança Francesa e do Goethe-Institut. 

Quais são os testes de proficiência?
                O IELTS e o TOEFL são provas em inglês, os dois testes mais usados em todo o mundo para atestar proficiência em inglês. Em universidades e instituições de ensino variadas, esses exames são um dos pré-requisitos do processo seletivo. O ideal é que o candidato se informe sobre qual teste é exigido em edital para que realize a prova correta e possa apresentar a certificação, segundo especificação do contratante internacional ou instituição ao qual está submetendo sua candidatura de admissão.
                Certificados de Proficiência em Espanhol podem ser o DELE ou o SIELE.  Os DELE são os diplomas de língua concedidos pelo governo da Espanha. Eles têm validade por tempo indeterminado e, até alguns anos, eram a única referência de proficiência no idioma. Em 2015, porém, foi desenvolvido o SIELE, que aborda todas as variantes da língua e tem validade de dois anos. O exame é feito por uma parceria entre Espanha e México e foi aplicado pela primeira vez em 2016.
                Qualquer que seja o exame escolhido, eles vão emitir uma certificação oficial internacional, que vai medir o nível do candidato em um índice especifico. Os exames oficiais são pagos e o preço é um pouco alto aproximadamente entre R$ 600,00 e R$ 800,00. Os alunos precisam verificar as datas de aplicação das provas a que têm interesse e comparecer nos endereços dos institutos, que estão espalhados por alguns estados do Brasil, em geral nas capitais.

                Pelo fato de alguns dos testes terem “data de validade” o ideal é que se realize a prova, dentro do prazo solicitado, mas existe a possibilidade de estar sempre em dia com essa certificação, alguns de nossos professores também tem habilitação para treinamento e aplicação dos testes, vai dos interessados se manifestarem a fim de se prepararem especificamente para esse objetivo, além disso é possível encontrar diversos simulados na internet e fazer uma preparação bem completa. Mas calma, essas certificações não são obrigatórias no mercado de trabalho em geral e podem ser planejadas com antecedência se a realização delas for do seu interesse.