O que esperar do Mercado de Trabalho?

Sim, está mais difícil, não tem como negar que as vagas estão mais concorridas, até por que alguns negócios acabaram fechando de maneira definitiva e isso implica em uma necessidade maior de preparação e estratégia para conseguir um emprego.

A inovação e a resiliência nunca foram tão importantes, muitas empresas tiveram que se adaptar aos novos hábitos de consumo e normas de produção, e isso mexeu com o mercado de trabalho de maneira direta e irreversível.

Existe uma cultura popular e uma maneira que achamos ser a “certa” na hora de procurar emprego – entregamos currículos ou cadastramos em algum site de vagas e esperamos ser “chamados”. Quando muito, pedimos para que algum amigo ou conhecido leve uma folha de papel com nossos dados até o RH da empresa em que ele já trabalha e, dessa forma, faça uma indicação a nosso respeito. E isso tudo ainda vai funcionar, principalmente para vagas locais, no bairro que você mora e para pessoas que você já conhece. Continue fazendo isso, principalmente se tiver muita necessidade de trabalhar.

Outras estratégias que podem ser interessantes e que devemos nos dedicar, caso o interesse seja de construir uma carreira sólida com liberdade profissional, é a ideia de construir autoridade na sua área. Isso pode ser feito de várias formas, a mais fácil e acessível nesse momento de distanciamento social é a partir das redes socias. Dê uma olhada no seu perfil e organize para que ele “fale bem de você”. Muitas empresas já tinham o costume de consultar as redes para escolher seus funcionários e agora tendência é que isso se intensifique junto com os novos formatos de entrevista por telefone, vídeo chamada e até dinâmica de seleção pelo WhatsApp.

Se você é daqueles profissionais que já trabalham com o que amam ou querem fazer isso (independente de qual fase da sua carreira você está) é importante se cercar, mesmo que digitalmente, de pessoas que têm os resultados que você deseja e, de maneira natural, interagir e acompanhar o trabalho dessas pessoas para eventualmente ser notado por elas, conseguir uma indicação ou apenas estar ciente do que o mercado espera de você.

O Home Office abriu muitas possibilidades, inclusive de trabalho remoto em diversas partes do mundo, atravessando barreiras geográficas. Então, investir em um segundo idioma é algo de extrema importância. Mantenha suas redes profissionais, como LinkedIn e curriculum Lattes (no caso de carreiras acadêmicas) muito bem atualizadas.

Parece difícil? Muita coisa pra fazer?

Esse é só o começo, aprender e aplicar estratégias de empregabilidade é tão importante quanto escolher seu curso da faculdade ou que carreira seguir, são as “decisões nossas de cada dia” que vão nos ajudar a viver plenamente nossa própria definição de sucesso pessoal e profissional.