O dia 31 de Outubro e o Halloween

O feriado é celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween, mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.

O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Onde as pessoas se vestiam com roupas assustadoras para afastar os maus espíritos, caso retornassem a Terra nesse dia.

Também não há Halloween sem referência às bruxas. Reza a lenda que as bruxas tinham duas reuniões festivas anuais: a primeira no dia 30 de Abril e a segunda no dia 31 de Outubro.

Outra história famosa para essa época do ano e que justifica muito a decoração tradicional é a do Jack O' Lantern:

As pessoas vêm fazendo Jack O' Lanterns no Halloween há séculos. A prática se originou a partir de um mito irlandês sobre um homem apelidado de "Jack Mesquinho".

Segundo a história, Jack convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack não queria pagar a sua bebida, então ele convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda que Jack pudesse usar para comprar as suas bebidas.

Uma vez que o Diabo fez isso, Jack decidiu ficar com o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de voltar a sua forma original.

Jack finalmente libertou o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack por um ano e que, se Jack morresse, ele não reivindicaria a sua alma.

No ano seguinte, Jack novamente enganou o diabo, pedindo para que ele subisse em uma árvore pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometesse a Jack que não o incomodaria por mais dez anos.

Logo depois, Jack morreu. Segundo a lenda, Deus não permitiu que uma figura tão desagradável fosse para o céu. O Diabo, chateado com os truques que Jack tinha pregado nele, manteve sua palavra de não reclamar a sua alma, não permitindo que Jack entrasse no inferno.

Então ele enviou Jack para a noite escura, com apenas um carvão em brasa para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e foi vagando pela Terra com o mesmo desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack da Lanterna", e em seguida, simplesmente "Jack O'Lantern". 

Você já conhecia a história? É claro que no Brasil ainda temos muita resistência às tradições do Halloween, parte por conta da forte tradição católica, parte por conta do preconceito que muitas pessoas tem em relação àquilo que não conhecem, e também há nenhuma necessidade de incorporarmos tão fortemente tradições estrangeiras, já que nossa cultura também é muito rica na parte de festas e tradições, mas é importante conhecer um pouco, pois no caso de viagens e intercâmbios podemos acabar esbarrando com certas tradições e precisamos reagir bem, além disso conhecimento nunca fez mal a ninguém.

 

Josiane Scharneski