Nutrição - Vida saudável e feliz

   Como você cuida do seu celular? Aposto que tem capinha, película e acredito que você não esquece de colocá-lo para carregar. Às vezes cuidamos tão bem do nosso celular, computador e esquecemos da máquina mais poderosa que temos: nosso corpo.
Então, já parou para pensar como você está cuidando do seu?

   Saúde, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Então vamos refletir:
Físico: Se você precisar praticar uma atividade física a qual exige muito esforço, e estiver com fome, seu rendimento será menor. Correto?
Mental: Se você tem uma prova para fazer e estiver com fome, vai conseguir se concentrar?
Social: O que as pessoas têm o hábito de fazer quando vão assistir a um filme no cinema?
    Então veja como a ALIMENTAÇÃO está envolvida em cada parte da TRÍADE que define o que é saúde.

      Já “qualidade de vida” está relacionada com o contexto cultural, valores, objetivos, expectativas, padrões e preocupações do indivíduo. Envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.
      Perceba como a alimentação está interligada com tudo e é algo que fazemos todos os dias durante nossa vida inteira. Sendo assim, deveria ser algo tão natural e simples. Mas não é bem assim que acontece.

   A verdade é que a maioria das pessoas não tem autonomia alimentar, que é a capacidade de realizar escolhas nutritivas sem culpa e perceber o que você realmente precisa em cada momento. E para fazermos boas escolhas é preciso ter acesso.
  Então como ter uma alimentação equilibrada sem dificuldade? Primeiro, vamos deixar claro que nenhum alimento é proibido (a menos que você tenha alergia ou intolerância), muito menos “lixo” ou "porcaria". Quando tomamos essa consciência de que todo alimento pode fazer parte da nossa vida, começamos a desenvolver autonomia e consciência alimentar, então a gente se PERMITE.
     Permite comer uma coxinha, um chocolate ou tomar um refrigerante se estiver com vontade. Mas é necessário ter EQUILÍBRIO. Até porque não podemos negar que nosso corpo precisa de NUTRIENTES. 
   Então, aqui vão algumas dicas para você colocar em prática no seu dia a dia:

  1. Tenha organização: Faça uma lista de compras antes de ir ao mercado e nunca vá às compras com fome, pois a probabilidade de trazer o que é desnecessário é muito maior. Ao chegar em casa, guarde as compras, higienize as frutas, legumes e verduras. Congele o que for necessário, frutas como melancia, melão, mamão, já deixa picado em um pote na geladeira para facilitar o consumo no dia a dia. Bem como as saladas lavadas e pré-preparadas.
  2. Provavelmente, você não precisa comer menos, precisa comer melhor: dê uma atenção especial para suas principais refeições como café da manhã, almoço e jantar. Consuma pelo menos 2 frutas ao dia e beba água (a necessidade do seu corpo é o cálculo do seu peso multiplicado por 35).
  3. Tenha disciplina: A motivação vai aparecer nos primeiros dias, mas a tendência é que diminua ao passar do tempo e nesses momentos você vai precisar de disciplina para manter o foco e fazer com que a “mudança” se torne um “hábito”.
  4. Seja constante: Diferente do que muitos pensam, ser constante não significa fazer exatamente a mesma coisa todos os dias. Por exemplo: Farei exercício físico 1h por dia - nem sempre isso vai ser possível, às vezes vai ser 40min, outro dia 10min e no outra 1h. O importante é não deixar de fazer, esse é o segredo da constância.

Aproveito para lhe convidar a conhecer o Guia alimentar para a população brasileira.
E se você está precisando de reeducação alimentar, deseja melhorar seu relacionamento com a comida, quer aprender a ter autonomia e consciência alimentar - conte comigo!

Cibele Mariana
Nutricionista - CRN-8/15100
(41) 9 9584-0073