Motivos para aprender um idioma

   O Inglês é o idioma mais importante do mundo, pelo menos no nosso contexto como brasileiros é inegável que este é o idioma mais promissor para se investir. Assim como o espanhol, que vem logo atrás com o benefício de não ser “tão difícil” e de ter grandes possibilidades de intercâmbio para países latinos vizinhos do Brasil.
 Seja inglês, espanhol ou qualquer outro idioma, temos razões particulares para buscar o aprendizado de uma nova língua, além disso, é importante que se saiba: Quais são os principais motivos para aprender uma segunda língua? Nossa equipe listou 4 dos principais:
 

1.       Mercado de Trabalho:
Um motivo bastante prático, que reúne aspirações de crescimento profissional e diferencial competitivo. A busca por salários abastados e grandes oportunidades é o que faz muitas pessoas se voltarem para o estudo de um segundo idioma. A globalização e os recentes movimentos de facilitação do Home-Office e vagas remotas em empresas multinacionais aproximou e acelerou uma tendência que vinha sendo prevista há muitos anos dentro das empresas. Buscar uma promoção, ter contato com clientes de outros países atrai e faz com que o aprendizado do inglês ou espanhol se torne um excelente e lucrativo negócio para muitos profissionais.
 

2.       Viagens:
É o sonho de muitas pessoas conhecer o mundo e fazer intercâmbios culturais e passeios internacionais. O turismo atrai a maioria das pessoas e traz um aspecto bastante agradável para a intenção de aprender um idioma. A ideia de que o mundo é grande demais para ficar sempre no mesmo lugar de nascimento, faz parte do imaginário e profundo desejo de viajar e conhecer outras realidades.
 

3.       Aspirações Acadêmicas:
Fazer um mestrado, doutorado ou se tornar escritor e pesquisador, são objetivos onde um segundo idioma não é apenas um diferencial, mas uma necessidade, e para muitas instituições de ensino renomadas, torna-se uma exigência. Isso tem uma explicação pautada na necessidade de consultar e escrever artigos, livros, revistas e blogs científicos em outra língua. Estar atualizado e ter um diálogo global é importante para o ambiente acadêmico. Além disso, as pessoas que buscam fazer um concurso ou passam por provas também passarão pela necessidade do conhecimento do inglês ou espanhol.
 

4.       Manter o cérebro funcionando bem:
Às vezes as pessoas não valorizam muito este aspecto, mas existem comprovações cientificas dos benefícios para saúde mental e longevidade trazidas pelo fato de manter o cérebro em funcionamento. Para pessoas que não tem as aspirações citadas acima, mas que querem continuar com o intelecto em movimento, os cursos de idiomas são os mais indicados, por reunirem tudo de melhor em uma só atividade mental. Outro aspecto que também pode ser representado neste contexto é a busca por um novo hobby, conhecer outras pessoas e aumentar a autoestima. Não existe coisa melhor do que aprender para manter ativas todas essas necessidades humanas.

   É claro que, além desses 4 motivos listados, cada pessoa terá seu próprio objetivo e isso pode variar muito. Para algumas pessoas o motivo é de realizar um sonho de criança, afinal, é comum escutarmos a frase “Eu sempre quis falar inglês”; para outros, o desejo por uma viagem em específico, da qual foram feitos recortes de jornais ou coleções de posts salvos nas redes sociais; ou ainda, a visita a um familiar que mora longe e que não se vê há muito tempo; até mesmo aspirações profissionais e acadêmicas de incentivo aos filhos nos estudos. Fato é que, cada pessoa vai carregar seu motivo em particular. Por isso, é de extrema valia fazer-se uma reflexão profunda e responder...

Qual é o SEU motivo para aprender um segundo idioma?

 

Josiane Scharneski