Mentoria

   O que é:
Uma mentoria é um processo de acompanhamento e ensinamentos em que um mentor é aquele que ensina ou dá auxílio e conselhos a uma pessoa.  De acordo com o Cambridge Dictionary, um mentor é uma pessoa designada para funcionar como consultor, conselheiro ou guia. O mentor é responsável por oferecer ajuda e feedback à pessoa sob sua supervisão. O papel de um mentor é usar sua experiência para ajudar, apoiar em seu trabalho e carreira, fornecendo comentários, informações e oferecendo orientação enquanto o mentorado(a) trabalha com seus próprios problemas e circunstâncias.

   Para quem:
A mentoria é para quem tem um objetivo em potencial, mas se sente impedido. Que deseja alcançar outros níveis de desenvolvimento e precisa de um auxilio personalizado, um espaço seguro de escuta para crescer e se desenvolver de forma plena até que alcance a sua própria definição de sucesso.
Principalmente mulheres que estão em transição de carreira ou em momento de retomada da vida profissional. Algumas mulheres se sentem culpadas com a ideia de voltar a trabalhar, ou estão um pouco perdidas sobre o que poderiam fazer, pois depois do nascimento e criação dos filhos as questões de prioridades e propósitos são muito diferentes do que na época em que escolheu uma faculdade. Algumas já tentaram empreender ou pelo menos já pensaram nisso, mas existe um medo do fracasso ao mesmo tempo que precisam conciliar com outros papéis em casa – como de esposa, mãe e organizadora da dinâmica familiar – em todos esses casos, ter clareza, um espaço para explorar e descobrir seu potencial com auxílio de um profissional é indicado e pode ajudar muito.

   Abrange quais áreas:
Nós acreditamos que o desenvolvimento humano precisa passar por um olhar integral do ser humano, isto é, ter consciência de que existem habilidades técnicas que precisam ser aprendidas, mas também habilidades comportamentais que são essenciais para um sucesso completo. As Hard Skills e Soft Skills precisam ser valorizadas de forma equilibrada. Nosso foco de atuação diz respeito a carreira, empreendedorismo e mercado de trabalho, mas em alguns momento, e de forma personalizada, precisamos passar por âmbitos mais pessoais, sentimentais e familiares para que tudo esteja convergindo e apontado para a mesma direção.

   Para que serve:
Ajuda a organizar, criar estratégias e acelerar resultados de forma organizada e que permita ampliar as oportunidades do mentorado(a) para que tenha melhor desempenho em seus objetivos. Mentoria é um processo de transmissão informal de conhecimento, capital social e apoio psicossocial percebido pelo destinatário como relevante para o trabalho, carreira ou desenvolvimento pessoal e profissional. Uma mentoria envolve comunicação informal, geralmente “cara a cara” e durante um período de tempo. É diferente de um curso, pois todos os ensinamentos e conteúdos são personalizados e dizem respeito a necessidade direto do mentorado(a).

   Quem aplica a mentoria:
A profissional da DMS Treinamentos que faz a aplicação das mentorias individuais é a Josiane Scharneski, formada em docência, pelo Instituto de Educação do Paraná Professora Erasmo Pilloto. Pedagoga pela UFPR. Pós Graduada em Neuro psicopedagogia e Gestão de Pessoas Pela Universidade São Luiz. Especialização em “Life Coach” pelo Instituto Brasileiro de Coach, mais de 200h de formação em marketing digital e vendas, empresária e educadora apaixonada pelo desenvolvimento humano.
“Desde 2016, quando assumi a coordenação da DMS Treinamentos, reunimos inúmeras experiências de alunos e alunas que veem até nós para obter um auxilio profissional diferente do que já entregamos dentro dos cursos profissionalizantes já oferecidos pela escola. Foram muitas conversas e orientações que ocorreram na minha sala de maneira informal, mas que os alunos e amigos relatavam que os impulsionavam, inspiravam, organizavam e ajudavam a encontrar o rumo, seja no mercado de trabalho ou no empreendedorismo. Em 2019 iniciamos um projeto voltado para a organização do comércio da região e pude ter contato com muitos empreendedores que buscavam auxilio nas áreas de vendas, produção, finanças ou operacional de suas empresas. Ao reunir todas essas experiências, percebemos que temos condições, paixão e estrutura necessários para oferecer de maneira formal esse serviço a quem interessar possa.
Atendemos ambos os sexos, mas percebo ainda que o mundo não é igual para homens e mulheres, o mercado de trabalho, as oportunidades da vida, a família, as tarefas – são tantas coisas, nós sabemos e podemos fornecer amparo e orientação para essas mulheres que estão fora do mercado de trabalho há um tempo e desejam retornar a suas carreiras, ou aquelas quais as antigas carreiras já não fazem mais sentido depois de uma dinâmica familiar estabelecida, ou ainda aquelas que estão trabalhando, mas buscam uma satisfação diferente em seus trabalhos e funções” (JOSIANE SCHARNESKI – MENTORA E EMPREENDEDORA DA DMS TREINAMENTOS).

   Como começar:
Tudo começa com uma conversa de investigação e sondagem dos objetivos, estado atual e real necessidade do cliente, um papo bem descontraído e sem compromisso que nos faz compreender se a melhor opção é mesmo a mentoria e se o melhor momento é o atual para isso que aconteça. A DMS tem muitos anos de tradição e qualidade e o valor real do serviço entregue é um compromisso do qual não abrimos mão. Após essa averiguação, da qual o cliente já sai com algumas ferramentas para aplicar no seu dia a dia, fazemos a personalização do processo, proposta de valor e formato de entrega da mentoria.
A secretaria da escola faz o apoio de inscrição e contratação do serviço em contrato, que garante toda a segurança de ambos os lados e o firmamento de um processo que conduzirá nosso cliente de forma segura e satisfatória até seus principais objetivos.

   Em turma ou individual:
As duas opções são oferecidas e ambas têm suas particularidades, por isso é importante que no primeiro encontro, durante a conversa de investigação sejam tiradas todas as dúvidas e que o mentorado opte pela forma que mais fizer sentido a ele no presente momento.

 

   Se você chegou até aqui e sente que pode se beneficiar desse processo, não se intimide, esse processo foi criado e desenvolvido com muito carinho e responsabilidade para você. Entre em contato agora mesmo, e agende um horário para um café ou um chá e uma deliciosa conversa sobre planos, objetivos, sonhos e metas.

Clique no link e agende sua primeira sessão gratuitamente:
AGENDE SUA SESSÃO

Josiane Scharneski