Memorial Day

No dia 30 de maio de 2022, é feriado de Memorial Day nos EUA, mas você sabe o que é o Memorial Day? Traduzindo seria algo como dia da lembrança, recordação, memória. Muita gente conhece esse feriado como o início não-oficial do verão americano, pois na maioria dos estados frios do norte dos EUA é no feriado de Memorial Day que as famílias fazem seus primeiros churrascos ao ar livre do ano (claro que isso varia de acordo com o clima, mas a tradição é essa).

Segundo o site History Channel :
É um feriado Americano observado na última segunda-feira de maio, honrando homens e mulheres que morreram em serviço das Forças Armadas dos EUA. Originalmente conhecido como Dia da Decoração, foi iniciado nos anos após a Guerra Civil e se tornou um feriado federal oficial em 1971. Muitos americanos visitam cemitérios e memoriais neste dia, fazem reuniões familiares e participam em desfiles patrióticos. Extraoficialmente, marca o início do verão.

Como infelizmente não faltam guerras onde os EUA se meteu, a quantidade de famílias que tem alguém a homenagear nesse dia é bem grande. Os cemitérios ficam cheios de bandeirinhas americanas e flores nas cores da bandeira.

Mais do History Channel sobre a história deste feriado:

Primeiras Comemorações do Memorial Day:
A Guerra Civil Americana matou mais gente do que qualquer outro conflito na história dos EUA, criando a necessidade para os primeiros cemitérios nacionais do país (Nota: cemitérios nacionais são cemitérios para militares e suas famílias, o mais famoso deles é o de Arlington, em Washington DC, que aparece em um monte de filmes e é visitado pelo Presidente em ocasiões especiais, como o Memorial Day por exemplo). No final dos anos 1860, americanos em várias cidades começaram a organizar tributos na primavera para esses militares que morreram em serviço, decorando seus túmulos com flores e rezando por eles (Nota: mesmo fora dos feriados, os túmulos de veteranos sempre tem uma bandeirinha ou algum outro tipo de decoração para homenagear o seu serviço ao país).

Não se sabe exatamente onde esta tradição se originou, inúmeras comunidades diferentes podem ter iniciado essas celebrações memoriais de forma independente. De qualquer forma, em 1966 o governo federal declarou Waterloo, em Nova York, o local oficial onde foi criado o Memorial Day (Nota: claro que como em toda escolha, várias cidades se sentiram ofendidas, porque competiam com Waterloo como o local onde a tradição foi originada e existem disputas a respeito da origem). Waterloo, que teve sua primeira celebração no dia 5 de maio de 1866, foi escolhida porque todos os anos fazia uma comemoração em que toda a cidade fechava o comércio e seus residentes decoravam os túmulos de soldados com flores e bandeiras.

Dia da Decoração:
Em 5 de maio de 1862, o General John A. Logan, líder de uma organização de Veteranos (do Norte) da Guerra Civil, convocou um dia nacional de lembrança no final do mês. “30 de maio de 1868 foi escolhido como o dia para decorar com flores ou outros tipos de decoração os túmulos de colegas que morreram em defesa do seu país durante a Guerra Civil, e hoje seus corpos descansam em quase toda cidade, vila ou quintal de igreja dos EUA”, ele proclamou. A data do Dia da Decoração, como ele chamou o dia, foi escolhida porque não era o aniversário de nenhuma batalha em especial (Nota: a data foi escolhida aleatoriamente mesmo, pra não coincidir com nenhum outro feriado e pra ninguém achar que estavam homenageando os veteranos de alguma batalha específica).

No primeiro Dia da Decoração, o General James Garfield fez um discurso no cemitério nacional de Arlington, e 5 mil participantes decoraram os túmulos dos 20 mil soldados enterrados lá (Nota: até hoje essa tradição se mantém e o Presidente visita o cemitério de Arlington para prestar a homenagem, a foto sempre sai em todos os jornais daqui). Muitos estados do norte organizaram eventos similares e repetiram a tradição em anos seguintes; em 1890 cada um dos estados do norte já tinha designado o Dia da Decoração um feriado estadual oficial. Muitos estados do sul entretanto, continuavam honrando seus mortos em dias separados até depois da Primeira Guerra Mundial (Nota: parte da rixa entre Norte e Sul dos EUA, que piorou depois da guerra civil, vencida pelo Norte).

Evolução do Memorial Day:
O Dia da Decoração (que gradualmente passou a ser conhecido pelo nome atual de Memorial Day) honrava somente os mortos durante a Guerra Civil. Mas durante a Primeira Guerra Mundial os EUA passaram a ter uma outra guerra de importância em número de mortos em combate, e o feriado evoluiu para relembrar militares que morreram em todos as guerras (Nota: só então o Sul resolveu aderir à data, porque até então eles não se conformavam em honrar os mortos da guerra civil no mesmo dia que o pessoal do Norte).

Por décadas o feriado continuou a ser observado no dia 30 de maio, a data que o General Logan tinha selecionado para o primeiro Dia da Decoração. Mas em 1968 o Congresso Nacional passou uma lei chamada Monday Holiday Act (algo como O Ato dos Feriados nas Segundas-Feiras), que estabeleceu que o Memorial Day passaria a ser na última segunda-feira do mês de maio, para criar um feriadão para os funcionários federais. A mudança aconteceu em 1971. A mesma lei declarou Memorial Day um feriado nacional (Nota: pra quem gosta de pensar que só no Brasil o pessoal emenda feriado e criam-se leis pros funcionários do governo emendarem feriados, está aí um exemplo americano igual).

Tradições do Memorial Day:
Cidades pelos EUA inteiro organizam desfiles de Memorial Day todos os anos, muitas delas com a presença de militares e membros de organizações de veteranos. Algumas das maiores paradas de Memorial Day acontecem em Chicago, Nova York e Washington DC. Muitos americanos observam o feriado visitando cemitérios e memoriais. Em uma nota menos sombria, muita gente organiza festas e churrascos no feriado, porque costuma ser extraoficialmente o início do verão (Nota: as paradas de Memorial Day são desfiles militares parecidos com os que existem no Brasil nas comemorações do 7 de setembro).