Ferramentas Essenciais DMS

Existem algumas ferramentas que são muito importantes no dia a dia, seja para seu próprio estudo, a necessidade de realizar as aulas de forma on-line ou mesmo para a manutenção das atividades de rotina, trabalho em equipe seja na faculdade, empresas ou entre amigos e aprender a manusear essas ferramentas vai ajudar no andamento do seu curso, mas também na sua esperteza e fluência digital. Por isso preparamos um pequeno manual com 6 ferramentas essenciais para você providenciar e aprender:

  1.  Caderno, Apostila, Marca Texto e Caneta
    Esses materiais de uso pessoal e vão servir para fazer suas anotações, acompanhar os conteúdos de cada módulo e arquivar todas as indicações e sugestões dos professores, assim como atividades extras e recados aos responsáveis. É de extrema importância trazer esses materiais em todas as aulas.
  2. TeamViewer
    O TeamViewer é um software voltado para acesso remoto, compartilhamento de área de trabalho, conferência online e transferência de arquivos entre dispositivos. Na prática, o professor pode assumir o controle do seu computador de modo remoto e te ajudar com instalações ou resoluções de problemas ou então fazer o acompanhamento da sua tela para ver o que você está fazendo no seu computador para ajudar em exercícios e possíveis dúvidas. Esse programa pode ser baixado na loja do seu celular ou no site da empresa. Caso esteja instalando no computador, para acessar a página de instalação, entre em: https://www.teamviewer.com/pt-br/download (será necessário escolher a versão de sistema operacional do seu computador para realizar a instalação corretamente).
  3. Google Meet
     Google Meet é um serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google. Para usar no computador, basta acessar o site meet.google.com e ter o código de acesso ou link da reunião. Para usar no celular é preciso baixar o aplicativo, nesse caso, assim que você clicar no link fornecido a sala vai abrir automaticamente no aplicativo para que você tenha acesso a vídeo conferência.
  4. AVA (Versão online)
    O Ambiente Virtual de Aprendizagem, é o local onde as aulas teóricas são armazenadas e assistidas pelos alunos da DMS, esse portal pode ser visualizado nos computadores da escola com ajuda de um servidor, mas também pode ser instalado na sua casa e acessado de maneira on-line. É necessário fazer a instalação desta ferramenta em seu computador, para tal, o link de instalação deverá ser solicitado ao professor(a).
  5. Google Classroom
     O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Ele é um recurso do Google Apps para a área de educação e foi lançado para o público em agosto de 2014. É um portal personalizado de atividades on-line onde o seu professor(a) insere atividades extras para ajudar no aprendizado e retenção do conhecimento. É possível baixar o programa em seu celular ou acessar via navegador no seu computador pelo site: https://classroom.google.com/u/0/h
  6. Discord
    É uma plataforma de comunicação instantânea que permite a troca de mensagens em texto, áudio e vídeo, alcançou grande popularidade entre gamers, mas continua expandindo seu público, chamando a atenção pela simplicidade e boa qualidade de áudio. Dentro da plataforma, é possível criar servidores, reunindo várias pessoas em um chat sobre determinado assunto ou em um espaço para um determinado grupo.