Design aplicado à vida real

 

Já pensou em quem realiza as coisas que você usa no dia a dia? As pessoas por trás da tela e do desenho do celular, ou mesmo o ícone de uma pequena impressora quando você tecla ctrl+P? Tudo isso uma profissão faz: o designer.

É claro que é mais complexo do que isso - um profissional não faz tudo, em geral. Dentro das divisões de tarefas que um projeto pode demandar, o designer pode equivaler-se tanto a um artesão, realizando com minúncia cada atividade, ou executando grandes projetos em fábricas que lidam com linha de produção.

O que não explica ao certo o que é design. Mas, como qualquer profissão nos dias de hoje, seu papel na sociedade tem significado mais profundo.

Para ter uma breve noção, design é "uma forma de comunicar uma ideia ou conceito, usando processos, elementos e princípios do design", segundo o designer Sean Canha. Tá. Isso significa que um designer (profissional) faz seu design (projeto) por meio de um processo dividido em "problema, projeto e solução".

Consideramos problemas a serem resolvidos só para desenhar melhor: preciso cobrir meu corpo (roupas); preciso um lugar para guardar roupas (móvel); preciso que minha empresa pareça profissional (uma marca). Naturalmente que existem problemas específicos de áreas que não demandam necessariamente um designer.

E na etapa do projeto que o designer pesquisa e reflete a fim de buscar soluções para o problema. É quando boa parte do trabalho é realizado, com tentativas e erros que buscam resultados para o cliente. Isto nos leva a última parte.

Poucas linhas e algumas palavras não dão conta de expressar todo o trabalho gasto para encontrá-la: a solução para o problema. Pode não ser o que o cliente tinha em mente, mas é "a mão" ou melhor "a mente" do designer que encontrou algo para definí-la como solução.

Se você não entendeu bem ainda, imagine o seguinte cenário: você tem uma ideia fantástica, como por exemplo uma lâmpada movida a luz solar, já sabe que tem mercado, e que o custo vai ser bom. Tem tudo para dar certo! Você tem em mente que precisa de um produto bem desenhado, pois sabe que ninguém compra algo muito feio ou mal-acabado. Depois precisa de um nome para este produto, além de uma marca, logotipo, site, página no Facebook, embalagem, manual, e assim por diante. Neste caso, existem designers ou empresas que  ajudam em cada momento: o designer de produtos pode ajudar com sua ideia em si. O designer gráfico pode trabalhar com a marca e papelaria, assim como o nome do produto. Um designer digital, ou o antigo webdesigner, te auxilia com o site e também com o Facebook.

Tendo tudo isso em conta, entende-se que o design - diferente da arte -  tem como uma das finalidades o lucro, diferenciando um produto dos concorrentes, ou ainda reduzir custos. O designer americano John Maeda tem uma frase que ilustra bem essa questão: "Design é uma solução para um problema. Arte é a questão para um problema".

Por fim, vale lembrar o que NÃO é design. Muitas vezes o senso comum institui alguns preconceitos como que para fazer design é preciso desenhar. Não! Desenhar (ou ilustrar, vamos ser profissionais) é um sub-ramo, mas não é obrigatório. Outro equívoco é que o designer precisa mexer com Photoshop, ou Corel. Dominar um programa é uma parte importante, mas lembre-se que é preciso, antes de tudo, resolver um problema - e existem diferentes meios para isto. Somente mexer com programas de computador não é fazer design necessariamente.

Agora vamos ver mais de perto alguns ramos do design em si:

 

Design gráfico:

É um dos primeiros e mais importantes ramos do design. Nele há designers que fazem cartazes, ilustrações, marcas e logotipos, ícones, tipografias (as fontes que você usa no computador), folders, embalagens e assim vai.

Industrial

Ou designer de produtos. São os responsáveis em fazer o melhor e mais adequado projeto relacionado a objetos físicos feitos a mão ou em linha de produção como: celulares, eletrônicos, móveis, acessórios de cozinha, brinquedos, eletrodomésticos, automóveis, mobiliário urbano, etc.

Moda

Semelhante ao designer de produtos, com foco roupas, sapatos e jóias.

Digital

O mais recente e complexo. Exige-se conhecimentos além do design em si. São profissionais que trabalham com interfaces (o visual digital) do seu celular, aplicativos, sites e também atuam ao lado de programadores de jogos, produtos digitais (como um app de rastreio do Correio) ou ainda designers de experiência que facilitam a utilizar de plataformas digitais.

Espero que o que foi trazido aqui tenha mostrado algo que você não conhecia. Se tiver interesse em seguir na área, recomendo que comece a estudar bastante desde já e se precisar de alguma ajuda é só vir falar comigo. Se souber de alguém que precise de alguma ajuda também, fico sempre à disposição.

Raphael de Lavor

Raphael de Lavor é um designer curitibano, formado pela PUCPR em 2014 em Design de produtos. Trabalha há quase 2 anos como freelancer em gráfico focado em marcas e há algum tempo se dedica à caligrafia.