De pijama? Home Office: dores e delícias de ficar em casa

Recentemente fomos bombardeados por uma nova possibilidade, que nem é tão nova assim, mas que parecia distante para diversos profissionais que precisaram se adaptar rapidamente: “Trabalhar em casa”. Muitos já tinham pensado sobre isso antes, pois em várias áreas é super possível e sempre que temos que nos deslocar para o trabalho a ideia do “Home Office” vem à mente como uma possibilidade. Mas nesse momento, com a pandemia do coronavírus, acelerou o processo.             Na verdade “Home Office” é uma versão abrasileirada do termo em inglês que significa “escritório em casa”, na tradução literal para a língua portuguesa, também conhecido pela sigla SOHO (Small Office and Home Office).

Desde que se começou a falar dessa pandemia algumas empresas passaram a se mobilizar em dispensar os funcionários e então foi questão de dias. Geralmente quando idealizamos, as coisas são diferentes em nossas cabeças – no início, pode ser mais fácil, por conta do conforto do deslocamento, é claro que depois de um tempo podemos sentir falta do escritório ou da escola e do convívio com as pessoas. Em relação a rotina de adaptação é preciso pensar em equipamento e o local onde instalar sua mesa de trabalho e iluminação. Outro detalhe é em relação às reuniões por vídeo chamada para ter fundo adequado. É claro que o equilíbrio seria muito mais apropriado, com a ideia de ficar em casa, mas também ter a opção de sair e passear em lugares públicos com mais tranquilidade, porém isso é algo que o isolamento não permite muito bem.

Algumas questões que notamos e que sugerimos adaptação para este momento de trabalho ou estudo remoto:

  1. E-mail profissional – muitos aplicativos de gestão de equipe, vão precisar de um cadastro por e-mail, notamos, principalmente com os mais jovens, muitos endereços pouco profissionais – com nomes de jogo, ou apelidos.
  2. Verificação diária de e-mail – principalmente quando não tem alguém do seu lado para te lembrar, é preciso verificar e-mail todo dia. É preciso ter atenção redobrada nisso para continuar mantendo as relações profissionais em dia.
  3. Fotos dos perfis – algumas com dificuldade ou impossibilidade total de reconhecimento, tanto no e-mail, WhatsApp, Hangouts e outros.

O bom senso é a regra máxima, quando é só para família e amigos – uma coisa mais descontraída serve, mas para um contato profissional é preciso adaptar. Também não tem uma cartilha que diga o que é uma foto aceitável, mas seu chefe e sua equipe vão ver – então o marketing pessoal e o bom senso são a regra máxima.

            O mito do pijama é verdadeiro? Porque muitas pessoas falam que o ideal é você levantar e se arrumar como se fosse para o escritório ou para a escola. A realidade é que dependendo do local que você tem disponível seja preciso adaptar sua vestimenta, por questão de calor etc., muitas vezes, no escritório você tem ar condicionado e em casa não. Então, se o fato de trabalhar de pijama não trará prejuízo algum para a criatividade e produtividade, tudo bem ficar com ele. Uma coisa que deve ser mantida é em relação a postura, para algumas pessoas funciona trocar de lugar, alternar os cômodos da casa. Mas a postura se mantém importante, assim como nos escritórios onde isso é extremamente relevante – em casa faz sentido usar a mesa e cadeira se você for ler ou usar o mouse por muito tempo. Mas é também uma questão de autoconhecimento e compromisso com você mesmo e a sua produtividade. Então, em alguns casos é possível aproveitar para ficar confortável. Não existe uma regra, é importante saber como funciona para você.

E antes de pensar que “Home Office não é você” temos que entender que estamos em um momento atípico, então isso influencia muito na maneira como estamos olhando para isso.
Não podemos cair na questão de nos cobrarmos muito, temos que respeitar o ritmo de cada um, fazer cursos on-line, yoga, estudar inglês – tem dias que vamos estar mais produtivos e outros nem tanto, siga algumas dicas para trabalhar em casa:

 

  1. Cuidado para não derramar coisas na sua mesa de trabalho – tomar cuidado com líquidos perto dos equipamentos.
  2. O ambiente vai influenciar você – para pessoas que não gostam de claridade, lembrem que pegar um sol e luz natural é importante, é preciso buscar equilíbrio.
  3. Organização – vamos passar muito tempo naquele local, então tire um tempinho para manter seu espaço organizado.
  4. Se você tiver outro cômodo da casa para transformar em escritório, é mais indicado para dividir melhor as funções da casa e do dia-a-dia do trabalho.
  5. Faça pausas – as vezes em casa esquecemos de beber água, parar uns instantes para oxigenar o cérebro e ter mais criatividade e produtividade.
  6. Seja resiliente – como você vai se posicionar em relação as mudanças? Você pode ficar reclamando ou pode adotar a postura de buscar soluções.

Alguns conhecimentos são indispensáveis, e devemos continuar estudando aquilo que já fazíamos.

Também é um dever dos mais jovens manter o bom humor – buscar outras coisas que você não teria tempo em outro momento, buscar novas séries, cursos, diferentes atividades que você não faria se estivesse no ritmo normal de trabalho,  tentar ser criativo e dar uma força pra família, então faça uma listinha com coisas que você sempre quis fazer, proponha jogos.

Agora vamos para algumas dicas divertidas para quem já esgotou a criatividade e está quase sem paciência:

  1. Discord (https://discordapp.com/) – para se conectar e conversar com grupos, isso pode acontecer enquanto usa você o computador ou joga com os colegas e etc.
  2. Hangouts, Skype e Vídeo chamada no WhatsApp – ferramentas para se manter junto e não perder o contato nesse momento em que o isolamento é tão importante.
  3. Extensão da Netflix (https://www.netflixparty.com/) – que serve para você assistir junto a seus amigos; você instala no navegador depois escolhe o que quer assistir e organiza uma sala de vídeo compartilhada.
  4. Jogo de desenho (https://gartic.io/3112xU) – ele é autoexplicativo, mas serve para se divertir em grupo.

 

Com certeza vamos sair dessa quarentena com fatos que não sabíamos sobre nós mesmos, nos conhecendo melhor e sabendo como funciona nossa produtividade e lazer. Então se cuide, se adapte, fique em casa e fique bem!