Cursos Online e EAD: Qual a diferença e qual escolher?

Por mais que tenhamos a impressão de que o ensino a distância seja novidade e acompanhe a Era da Internet, até onde se sabe, ele teve início oficial no século XVIII. Nessa época surgiram os primeiros cursos por correspondência e, desde então, foram apenas se adaptando às tecnologias. Telecursos, por exemplo, eram muito comuns até poucos anos atrás. Mas é claro, a internet deu ao ensino a distância outras proporções. Hoje, só em ensino superior à distância no Brasil, são centenas de milhares de matriculados. 

Estamos vendo agora um aumento na busca por atividades e serviços on-line, que possam ser feitas dentro de casa, no conforto do seu lar; entre eles, os cursos acabam aparecendo como uma excelente opção. Aqui na DMS desenvolvemos um trabalho com cursos EAD há bastante tempo, temos parceria de longa data com duas faculdades e assim podemos oferecer cursos de graduação e pós graduação a distância. Mas você sabia que aulas remotas não são a mesma coisa de aulas EAD?

Apesar de muitas vezes os termos: EAD, Aulas Remotas e Cursos On-line, serem usados como sinônimos, precisamos fazer distinções, principalmente entre os nossos produtos. Isso pode parecer burocracia, mas na prática faz toda a diferença, então vamos lá:

  • Os cursos on-line: São feitos de casa a partir de uma plataforma de distribuição e aulas gravadas. Esse é o tipo que mais vemos por aí na internet em plataformas de distribuição como a Samba Tech, Udemy e Hotmart. A responsabilidade é totalmente do criador do curso e a plataforma não garante o aprendizado.
  • As aulas EAD: também são feitas de casa, mas aulas são gravadas e têm a orientação de um tutor, geralmente por e-mail. A DMS é um Polo Facilitador da Unifacvest (faculdade de cursos de graduação) e da Universidade São Luís. Neste modo as aulas ficam à disposição do aluno para assistir quando quiserem e com mais liberdade, algumas provas são presenciais e devem ser realizadas aqui na escola, assim como retirar o material impresso como livros e apostilas. Nesse caso é importante observar se as instituições são cadastradas no Ministério da Educação (MEC).
  • Aulas remotas ou Aula com Câmera: são feitos totalmente de casa e aqui na DMS têm o apoio e mentoria direto com os professores, têm horário marcado e a presença durante a aula (Chamada), o acompanhamento dos alunos é mais cuidadoso –com auxilio total dos instrutores em tempo real. Essa opção é uma excelente forma de continuar as aulas em momentos de necessidade e o aproveitamento é muito similar ao modelo presencial. Como o aluno fica o tempo inteiro conectado com o professor o foco aumenta e o aluno consegue se manter concentrado na aula, a qualquer dúvida ou comentário que possa surgir o professor responderá imediatamente e o aluno sente-se completamente amparado.

Depois dessas diferenciações, precisamos falar sobre:

Modelo Híbrido, essa palavra é usada na natureza para distinguir um cruzamento de diferentes características em um único animal. No mundo da educação quer dizer a “mistura” entre os modelos de aulas on-line e presencial, quer dizer que o aluno fará meio a meio de cada método ou que poderá escolher a modalidade que mais lhe agrada, mas assistirá as aulas junto com quem escolher uma opção diferente. Na prática o professor dará aula para os alunos que estão presencialmente na escola e para os que estão on-line de maneira simultânea com ajuda de um computador para gravar a aula enquanto interage ao mesmo tempo com todos.

 

Apesar das modalidades de ensino a distância terem uma história antiga, ainda vemos muito preconceito em relação a isso, geralmente sobre qualidade e efetividade do ensino e valor de certificado – É preciso verificar se a instituição está com todos os registros regularizados, principalmente no caso dos cursos Latu-senso.

Para escolher a melhor modalidade de ensino é importante observar as possibilidades do momento e o processo de aprendizado de cada pessoa. Para os que são mais independentes, o EAD pode ser uma boa escolha, pois você assiste as aulas na hora que quiser e vai fazendo as provas na medida em que vai avançando nos estudos de maneira muito mais individual. Para as pessoas que tem dificuldade em se manter interessadas e que precisam de ajuda com a concentração, os cursos on-line com aulas remotas com câmera, servirão melhor, pois terão um auxilio mais próximo do instrutor e uma certa convivência em comunidade mesmo que de forma virtual. 

Também é importante ter paciência para o período de adaptação, o aluno precisa de um certo tempo para se acostumar com as ferramentas, os softwares, aplicativos e portal AVA (Ambiente Virtual de aprendizagem) de cada modelo escolhido. Então é uma decisão bem individual e que pode exigir testes, se você precisar de ajuda nessa decisão, também nos procure que faremos a orientação com você.