Cursos Online e EAD: Qual a diferença e qual escolher?

Por mais que tenhamos a impressão de que o ensino a distância seja contemporâneo à Era da Internet, até onde se sabe, ele teve início oficial no século XVIII. Nessa época surgiram os primeiros cursos por correspondência e, desde então, foram apenas se adaptando às tecnologias. Telecursos, por exemplo, eram muito comuns até poucos anos atrás. Mas é claro, a internet deu ao ensino a distância outras proporções. Hoje, só em ensino superior à distância no Brasil, são centenas de milhares de matriculados. 

Estamos caminhando para um mês e meio de isolamento social, e o que mais estamos vendo agora são buscas por atividades e serviços on-line, que possam ser feitas dentro de casa. Entre isso os cursos acabam aparecendo como uma excelente opção. Aqui na DMS desenvolvemos um trabalho com cursos on-line e cursos EAD há bastante tempo, temos parceria de longa data com duas faculdades e assim podemos oferecer cursos de graduação e pós graduação a distância.

Isso fez com que já tivéssemos uma certa experiência com essa questão de educação a distância, mas é claro que com a pandemia tivemos que adaptar muitas coisas. 

Apesar de muitas vezes os termos: EAD e Cursos On-line, serem usados como sinônimos, precisamos fazer distinções entre os nossos produtos, isso pode parecer burocracia, mas na prática fazem toda a diferença, então vamos lá:

 Os cursos on-line: são feitos totalmente de casa e têm o apoio e mentoria, têm horário marcado e a presença do professor durante a aula, o acompanhamento dos alunos é mais cuidadoso, eles têm uma carga de atividades extracurriculares um pouco mais enxuta em relação aos presenciais, então ele é um curso mais barato que atende às necessidades dos alunos de maneira satisfatória – o aluno não virá até a escola e todo o processo será realizado de maneira on-line com auxilio total dos instrutores em tempo real. Esse curso é indicado para os alunos que possuem equipamento apropriado, internet disponível e que já tem um pouco de domínio sobre as ferramentas básicas de informática.

Os EAD: que são feitos totalmente de casa, mas aulas são gravadas e têm a orientação de um tutor por e-mail em alguns dias. A DMS é um Polo Facilitador, as aulas ficam à disposição do aluno para assistir quando quiserem e com mais liberdade, algumas provas presenciais devem ser realizadas na escola, assim como retirar o material impresso como livros e apostilas.

Apesar das modalidades de ensino a distância terem uma história antiga, ainda vemos muito preconceito em relação a essa modalidade, geralmente sobre  qualidade e efetividade do ensino e valor de certificado – É preciso verificar se a instituição está com todos os registros regularizados, principalmente no caso dos cursos Latu-senso, pois assim o diploma terá a mesma validade e será garantido pelo MEC. 

Para escolher a melhor modalidade de ensino é importante observar o processo de aprendizado de cada pessoa. Para os que são mais independentes, o EAD pode ser uma boa escolha, pois você assiste as aulas na hora que quiser e vai fazendo as provas na medida em que vai avançando nos estudos de maneira muito mais individual. Para as pessoas que tem dificuldade em se manter interessadas e que precisam de ajuda com a concentração, os cursos on-line servirão melhor, pois terão um auxilio mais próximo do instrutor e uma certa convivência em comunidade mesmo que virtual. 

Agora, para as pessoas que precisam de muito mais explicações ou que além do curso querem fazer amizade, aprender a trabalhar em equipe ou mesmo sair de casa o presencial é o mais indicado – lembrando que nesse momento as atividades presenciais estão suspensas, mas assim que retornarmos os alunos poderão vir até a sala de aula - Os cursos presenciais tem um trabalho maior para a  personalização de horários e de interesses dos nossos alunos, personalização das necessidades, acompanhamento individual, inserção no programa de empregabilidade (Domínio Mercado de Trabalho), participação em todos os projetos da escola. O aluno faz parte de uma turma, tem encontros com os projetos comportamentais e participação liberada em todos os eventos presenciais da escola.

Então é uma decisão bem individual e que pode exigir testes, se você precisar de ajuda nessa decisão, também nos procure que faremos a orientação com você. 

As pessoas geralmente têm dificuldade para se manter interessadas em um curso on-line. Você provavelmente conhece alguém que já começou um curso on-line e desistiu. Isso tem a ver com a curva do conhecimento – independente da modalidade que você escolha, você geralmente vai passar por 5 estágios.

 1º estágio: um tempo pra se adaptar.

 2º estágio: vai ficar mais animado, aprender rápido e sentir que está “apaixonado” pelo conteúdo e o formato (chamamos isso de “efeito Lua de Mel”). 

3º estágio: passado um tempo você pode vir a sentir que está “estacionado” e que não consegue “ir pra frente”, você se sente estagnado

Quando você está em turma, é mais fácil não se deixar abater, pois um dá animo para o outro e o “Efeito Lua de Mel” tem uma durabilidade diferente para cada indivíduo, mas quando você está sozinho, se torna difícil sair dessa Curva e você pode acabar desanimando e desistindo do curso, isso é super normal – por isso o nosso curso on-line tem a questão da Mentoria que vai ajudar você a não se  paralisar e não desanimar nos estudos e passar para o 4° estágio.

 4º estágio: onde você se sente seguro com o conteúdo a ponto de passar a estudar mais, em horários diferentes das aulas, combinando conhecimentos e alcançado uma estabilidade progressiva do conhecimento.

 5º estágio: é o estágio de especialista, quando já se aprendeu muito sobre o assunto, consegue aplicar o conhecimento de forma natural e praticar a produção de conteúdos autorais sobre seu objeto de estudo.

É por isso que muitas pessoas iniciam cursos on-line e acabam não conseguindo terminar, algo que também pode acontecer em cursos presenciais. Observar em que estágio você está e conciliar isso com a questão da motivação, dificuldades e habilidades naturais pode não ser tão fácil. Por isso aqui na DMS vamos te ajudar a passar por cada estágio de maneira consciente e inteligente para que você tenha a melhor experiência possível. Assim, cuidando do seu processo, conseguimos dar a garantia de aprendizado e assegurar a melhor experiência para que você alcance seus objetivos.