Crianças na Informática

                A informática é um campo de estudos que não se refere somente a preparação para o mercado de trabalho, mas pode ser trabalhado com as crianças como uma das habilidades importantes para a formação de uma consciência tecnológica. É clichê dizer que o mundo globalizado está cada vez mais informatizado, você já deve saber disso, e como responsáveis a preocupação é “Como meu filho vai se inserir nessa realidade?”. Os celulares, tablets e até o micro-ondas operam com sistemas operacionais informatizados e desde muito jovens nossas crianças já têm acesso a este universo e, quanto melhor preparados eles estiverem, mais seguro e confortável será para eles.
                As crianças e adolescentes dificilmente poderão ser 100% vigiados pelos pais, seja com um celular na mão ou com o próprio controle da TV, eles podem acessar a internet e assim fazer parte deste mundo de possibilidades. É muito melhor então que eles tenham um direcionamento adequado para essas questões, que sejam orientados para as maneiras corretas e seguras de fazer uso dessas ferramentas.
                Quando falamos de redes sociais, a questão é ainda mais importante, pois já temos certeza que a maneira como utilizamos as redes afeta a nossa forma de ver a vida, de nos comparar com os outros e deixar que essas informações externas moldem a forma como vemos a nós mesmos e projetamos nosso futuro. Se tudo isso já pode ser complicado para adultos, as crianças precisam de ainda mais cuidado e atenção para que não se prejudiquem mental e psicologicamente em relação ao uso das redes sociais.
                Diante de tantas preocupações a resposta é uma só: Educação. Ensinar as crianças e treiná-las para reconhecer e se proteger de padrões perigosos é a melhor forma de proteger e ao mesmo tempo preparar nossos pequenos para uma realidade tecnológica e globalizada que será, ainda mais, parte da vida deles, seja tanto como passa tempo e brincadeira ou quanto, futuramente, como carreira e trabalho.
                Estima-se que até 2025 o mercado de trabalho abra mais de 790 mil vagas de trabalho na área da tecnologia e muitas dessas vagas, nós os adultos, ainda nem sabemos que vai existir – essa realidade vai afetar principalmente as crianças de hoje que precisam ser direcionadas corretamente para esse mercado. Mais do receber informações para o mercado de trabalho, nossos jovens precisam de formação para a vida e isso a DMS tem de sobra, a partir de nossos projetos de educação integral e benefícios oferecidos aos alunos de todas as idades, buscamos ser uma ponte sólida entre uma infância feliz e bem vivida e um futuro saudável e brilhante.

Josiane Scharneski