Como Aprender Inglês – As 4 Habilidades

   Para aprender inglês é preciso saber que existem 4 habilidades principais que precisam ser adquiridas. Cada uma delas tem sua importância e seus desafios, mas o grau de dificuldade varia de pessoa para pessoa. As habilidades são: LEITURA, FALA, ESCUTA e ESCRITA. Vamos aprender mais sobre cada uma delas.

   A LEITURA é a habilidade que te permite ter um contato com a língua escrita, memorização de frases e expressões, amplia o vocabulário e te faz ter contato com uma infinidade de palavras e formas de executar o aprendizado. A leitura ajuda no desenvolvimento de várias formas e pode ser um respiro lúdico durante o aprendizado, pois existem muitas opções de literatura, como histórias em quadrinhos, mangás e tantos outros gêneros que vão agradar o aluno durante os estudos.
   Para alguns, esta será a habilidade listada como a mais importante dependendo do objetivo que o estudante tem com a aquisição da língua, isso porque para os universitários, estudantes de nível superior é através de artigos, periódicos e livros que o conhecimento chega de forma mais atualizada e amplia horizontes para os acadêmicos. Nas provas e concursos, a leitura também será a principal forma de avaliação, assim como a leitura de cardápios, informações e guias também é muito utilizada em viagens, o que faz dessa habilidade bastante importante.

   A próxima habilidade é a da FALA, esta é obrigatória para aqueles que desejam alcançar o tão famoso nível de “Fluência”. É através da fala que você vai se comunicar com as outras pessoas, trazendo um aspecto cultural muito forte. Para as pessoas que têm interesse em mercado de trabalho, esta habilidade acaba se tornando uma das mais desejadas, pois integra uma cadeia de relacionamento e ajuda no desenvolvimento da carreira. Se o seu objetivo for viajar e desbravar o mundo, a comunicação também tem seu valor elevado.
   Para muitos, essa é a parte mais difícil de se obter, em partes pelo perfeccionismo e pela timidez dos alunos, como também pela tendência por não querer errar fonemas, o que cria um medo de se arriscar muito nos diálogos. Para exercitar essa parte é necessária uma dose de treino particular, gravar sua voz, falar em frente ao espelho e outros macetes parecidos que ajudam no desenvolvimento desta habilidade.

   A terceira habilidade que vamos analisar aqui é a ESCUTA e é claro que essa se mescla com a questão da fala, pois estão envolvidas dentro do contexto da comunicação. Ouvir e compreender o que vem do outro depende de muitos fatores, como sotaque, rapidez, tom de voz, expressões corporais e um pouquinho de boa vontade do interlocutor, fazendo com que a conversa seja mais compreensiva ou não, para isso, existem formas de treinar a percepção.
   Impossível não citar a participação de músicas, filmes e séries no desenvolvimento da escuta e compreensão. O motivo disso, é a facilidade de acesso a estes materiais, a possibilidade de encontrar um assunto ou temática que se goste para que seja um momento prazeroso e, principalmente, com a diversidade de sotaques, temperamentos e nacionalidades que os diálogos podem trazer.

   Já a habilidade da ESCRITA pode ser exercitada por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. Aliás, essa é uma dica que pode reunir todas as habilidades, já que muitos de nós passamos tanto tempo nas redes sociais. Escolher perfis em inglês para seguir e acompanhar o conteúdo pode ser uma forma de inserir o idioma no nosso dia a dia e assim exercitar as 4 habilidades citadas neste artigo.
   A escrita também é bastante desejada pelos estudantes interessados no meio de concursos e ambiente acadêmico, qualquer faculdade faz a exigência de um resumo em inglês em Trabalhos de Conclusão de Curso e artigos científicos, sendo uma forma silenciosa de treinamento, além disso, ato de escrever à mão, com lápis ou caneta, ativa partes do nosso cérebro que fazem com os conteúdos sejam melhor armazenados no nosso cérebro.

   Conforme foi dito no início do artigo, o grau de dificuldade em cada uma das habilidades depende das características do estudante e das habilidades prévias que ele já possui em seu idioma principal. Então vale a pena uma reflexão pessoal: O que você mais gosta de fazer? Falar, escrever, ler ou escutar? Talvez seja um bom ponto de partida direcionar os esforços para a habilidade que você tem mais facilidade e assim ir avançando nas demais.
   A importância que cada uma das 4 habilidades representa também varia muito dos objetivos que o aluno tem para o aprendizado da língua. É claro que todas são importantes e se complementam de alguma maneira, mas o exercício e foco podem ser direcionados para aquilo que o estudante tem em mente.
   Fazer uma divisão sistêmica das habilidades ajuda no cronograma de estudos e pode ser uma referência na rotina de estudos para que se alcance a fluência e domínio das quatro através da dedicação em cada uma delas.

 

Josiane Scharneski