Brainstorming

 

Esse termo vem ganhando espaço no meio coorporativo e educacional, no Brasil, mas você sabe do que se trata?

Brainstorming, também conhecido como, Tempestade de Ideias, é uma técnica, onde as pessoas expõem suas ideias, pensamentos e pontos de vistas sobre determinado assunto, geralmente é conduzida de maneira oral, mas também pode ser apresentada em versão escrita ou webnário. O nome Brainstorming, também sugere atacar um problema usando suas habilidades mentais e trabalho em equipe.

 O grupo é reunido e um problema, é apresentado, os envolvidos devem sugerir soluções que lhe surgem na cabeça, sem vergonha ou julgamento. Todas as ideias são anotadas, sem serem diminuídas ou ridicularizadas, no final, a mais viável é escolhida para resolver a situação.

Uma maneira criativa e inovadora de resolver as demandas, estimulando a criatividade e criando uma nova percepção sobre os velhos assuntos da empresa. O brainstorming busca dar oportunidade a todos falarem, ouvirem, explorem habilidades e conhecimentos. Indo muito além de, simplesmente gerar ideias, mas apresentar soluções reais e inovadoras. Essa técnica pode ser dividida em duas categorias:

  • Estruturado: todos os participantes devem dar ideias seguindo a sequência, como se fosse rodada de falas, fazendo com que todos os envolvidos participem, até mesmo os mais tímidos.

  • Não estruturado: Forma livre, não existe uma regra a ser seguida e cada um pode dar as ideias no momento em que elas vem à cabeça, sem precisar esperar sua vez.

Ficou interessado na prática? Se você trabalha ou pretende ingressar no mercado de trabalho, com certeza vai acabar se deparando com ela em algum momento. Se você possui seu próprio negócio, vale apena investir nessa técnica para obter um maior engajamento e resultados eficientes de seus funcionários.

- Layliene K. e Josiane Scharneski