A trajetória de uma vestibulanda 

É tempo de fazer planos, então vim falar sobre um dos meus maiores sonhos: Entrar na universidade. Se você está em ano de vestibular, já pensando em Enem, cursinho, faculdade, preço de cursos, este texto vai te ajudar. Antes de mais nada, respira fundo e vamos lá. Aqui está um pouco da minha experiência como vestibulanda: Eu passei por tudo isso, tinha acabado de terminar o Ensino Médio, ainda estava perdida em relação a escolha do curso e instituição, o que fazer? Por onde começar? Afinal de contas não estava mais cercada pelos muros do colégio. Era como estar em um mundo totalmente diferente e uma das minhas únicas certezas era que iria me esforçar para ingressar na graduação. Sentia que havia me preparado todos os anos de colégio para isto, este fora o objetivo desde sempre. Depois percebi que essa preparação fez muita diferença durante as provas. Vai ter muita gente em cima de você opinando sobre o que fazer e como fazer, e isto pode acabar te sufocando. É necessário pesar todas suas opções: Você consegue sozinho(a)? Vai fazer cursinho? Seus pais, ou você, tem condições de bancar determinado curso? E os horários? Tudo isto deve ser levado em conta. É preciso ter maturidade, ver o que é o melhor para você e o que se enquadra na sua situação.
Também tinha muitas dúvidas se conseguiria sozinha, por isso investi num cursinho preparatório, o que somado a toda a instrução que já tinha, foi uma boa escolha. Acabei conhecendo muitas pessoas que também estavam passando pela mesma coisa, não os considerei meus concorrentes, mas sim jovens e adultos que lutavam pelo mesmo sonho, pelas mesmas oportunidades. Foi bom descobrir que não estava sozinha e que meus medos não eram únicos. Ter profissionais treinados e qualificados a minha disposição foi de grande importância, me senti mais acolhida e preparada para tomada de decisões. A figura da minha mãe foi de extrema importância, mesmo ela não tendo cursado uma universidade, sempre esteve disposta a ouvir, entender e apoiar minhas escolhas, dar seus conselhos sábios, foi meu porto seguro. Alguns amigos também foram primordiais, mas não são todos que entendem o que você está passando, é preciso reconhecer as pessoas certas para estarem ao seu lado neste momento. Conviver e conversar com gente mais experiente, que terminaram ou estavam cursando a faculdade, e souberam entender minhas dúvidas ajudou muito na parte de inteligência emocional e clareza no processo. Toda a orientação que tive, o apoio de pessoas importantes para mim, fizeram a diferença num momento tão decisivo.
Não vou mentir, foi um ano bem difícil, tive que abrir mão de muitas coisas para me dedicar aos estudos. Minhas recusas para convites dos meus amigos ficaram cada vez mais frequentes. Sem contar todo o estresse e pressão dessa época, a família questionando, você ainda com dúvidas, o medo de não conseguir passar, a ansiedade pela data do vestibular estar longe, e depois por estar tão próxima. A única saída nesses momentos era respirar fundo e tentar não pensar tanto em tudo que isso significava para mim. Eu não abdiquei totalmente da minha vida social, soube conciliar meus estudos, trabalho, família e amigos. No final, tudo valeu apena. Aprendi mais sobre mim mesma no último ano do que qualquer outra coisa. 
É um momento delicado, mas é preciso entender que está tudo bem errar, ainda somos jovens e esta é somente uma tentativa. Este ano não vai ser como os outros, algumas vezes você vai precisar fazer escolhas, ter prioridades e saber reconhecer quando atingiu o seu limite. Separei algumas dicas que fizeram a diferença para mim e podem te ajudar, mas lembre-se que cada pessoa é única e pode funcionar diferente para você: Crie um plano de estudos; estude principalmente as matérias que mais domina; se inscreva no máximo de canais e vídeo aulas possíveis; treine muito a escrita; esteja antenado(a) nas notícias do mundo inteiro; estude os pontos importantes de história; escreva seus argumentos e os defenda; estabeleça metas e horários; dê uma olhada naqueles cadernos ou anotações antigas; se alimente e durma bem; cuide da sua alma e psicológico; se divirta. E o mais importante, que vale apena ressaltar: você é mais que uma nota!
Boa Sorte futuro calouro, nos vemos na formatura ;)