A fase mais temida pelos pais e a importância dos cursos para adolescentes.

A adolescência é uma fase da vida que já vem carregada de medos e expectativas: Os responsáveis temem pela segurança física e emocional dos filhos, que por sua vez também estão testando seus limites pessoais e sociais, além de, muitas vezes, estarem ansiosos para expressar sua personalidade e experimentar a vida adulta.  Não adianta exagerar no senso de proteção, pois esta fase de descobertas precisa ser vivida de maneira saudável e o mais natural possível, para não causar bloqueios e traumas na família.

            Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é considerado infantil o cidadão até 12 anos incompletos. Aqueles com idade entre 12 e 18 anos são adolescentes, e é dever dos pais prover saúde, educação, lazer e cultura aos filhos. Isso tudo esta na lei, e não é fácil, são muitas necessidades que demandam recursos e dedicação em vários aspectos.

            Os cursos para adolescente devem ser inseridos à medida que o individuo precisa criar referências úteis para a vida profissional e pessoal. Isso por que é comum na adolescência o interesse por novas amizades e namoros, o que é benéfico e deve ser rodeado de diálogo por parte dos adultos – nada de constrangimento e vergonhas – a conversa e a informação devem vir em primeiro lugar. Deve-se iniciar também nesta fase certo planejamento profissional. Com muita calma o adolescente deve ser levado a refletir sobre o futuro e sonhar com a vida que gostaria de ter.

            Este também é um tempo de construção biopsicossocial, em que se pode aproveitar todo potencial produtivo sem esquecer-se dos cuidados com alimentação, sono e conscientização. Os cursos para adolescente também auxiliam na transição entre a vida na escola regular para a distinta realidade das empresas e do mercado de trabalho, abrem portas e apresentam um mundo de possibilidades diferentes, novos horizontes e afirmações positivas, muito além das que ele teria no ambiente doméstico.

            Apesar de nossos adolescentes, muitas vezes apresentarem resistência e teimosia próprias da idade, precisam do direcionamento e cuidado dos adultos. Investir no futuro deles com um curso profissionalizante, por exemplo, ajuda na autoestima, desperta interesses sadios, ocupa os pensamentos, cria vínculos de confiança, potencializa habilidades e ajuda na inserção na sociedade, mais aptos para o mundo serão capazes de tomar suas próprias decisões, perceber dificuldades e identificar perigos buscando soluções autônomas que o levaram ao sucesso em todos os âmbitos.