Você sabe o que é Fluência Digital?

            Aqui na escola temos a consciência de que, além do ensino das ferramentas básicas da informática, uma habilidade primordial para nossos alunos é desenvolver a Fluência digital, termo que diz respeito a Expertise, ou seja, inteligência, entendimento e raciocínio rápido de uma pessoa voltados ao mundo digital.
            Os sites e páginas da internet são diferentes entre si, e muitas vezes não é possível dar uma aula sobre cada um deles, ou ter um curso inteiro para ensinar a manusear um aplicativo de maneira individual. Mas, em geral, esses sistemas tem um pano de fundo em comum, uma lógica que rege o seu funcionamento e servem como guia para o usuário saber fazer o uso correto das funcionalidades de forma quase intuitiva, essas funcionalidades é que precisam ficar claras ao aluno para que ele consiga desvendar, aprender e se familiarizar com os diversos sistemas que podem vir pela frente sem maiores dificuldades e de forma autônoma.
            Para ajudar com essa questão todos os detalhes dos cursos são pensados e adaptados para desenvolver essa Fluência digital, tanto na hora de identificar e se proteger de possíveis golpes na internet, quanto para baixar uma segunda via de uma conta, fazer um cadastro em sites oficiais ou procurar emprego, por exemplo.
             Uma das ações que facilitam essa compreensão é a utilização da sala de aula on-line da DMS, que desde o início das aulas já apresenta um ambiente virtual seguro e controlado, que pode ser expandido para outros locais e interesses. Documentos, apostilas e atividades extras em PDF também criam uma lógica válida em todo o território tecnológico, a fim de levar o aluno a perceber e ser capaz de gerenciar as diferenças e semelhanças a que são submetidos durante a aula, no mercado de trabalho ou na vida cotidiana.
            Com o material didático, a intencionalidade pedagógica também está ligada a essa questão, é claro que podemos imprimir o material para nossos alunos e, sem dúvidas livros impressos são importantes em muitos momentos, assim como a utilização dos cadernos e anotações a lápis e caneta, mas é proposital que o estudante tenha que fazer uso de arquivos digitais durante as aulas para que possa aprender a manusear, baixar e editar os arquivos que são propostos. Afinal, isso faz parte do treinamento que planejamos para nossos alunos visando uma aprendizagem completa.
            A Fluência digital vai além de saber mexer no Google, YouTube, redes sociais, Word ou Excel, apesar de isso fazer parte e significar muito para a interação com o digital, é sobre saber que tipo de pergunta fazer, onde pesquisar e como verificar a veracidade das informações, seja para a escola, estudos, trabalho ou para o dia a dia. Somente através desse tipo de treinamento prático e inserido no contexto atual da realidade, é que poderemos ajudar na formação integral de nossos alunos, tornando-os interessados e capazes de interagir de maneira saudável, estratégica e inteligente em um ambiente cada vez mais virtual ao qual estamos vivendo.

Josiane Scharneski