Você já se alongou hoje?

Não? Então alongue-se.

O alongamento é muito bom para evitar possíveis dores na coluna, pescoço, braços, mãos e pernas. Com o alongamento você pode entender a fundo a lição de que na vida tudo é consistência e não apenas intensidade pontual.

Por isso, aqui vão alguns exercícios de alongamento para se fazer no dia a dia:

 Rotação dos ombros:

A rotação dos ombros quando feita para trás, auxilia no preparo dos ombros, trapézios e da coluna cervical diante de qualquer situação. Mantenha a coluna ereta para este exercício, pois ele traz grande benefício à correção da postura no dia a dia. Faça 3 sessões de 15 rotações. Ao fim de cada sessão, descanse por 30 segundos.

Rotação dos pulsos:

A rotação dos pulsos é recomendada para evitar lesão por esforço repetitivo nos tendões localizados no retináculo dos extensores. Para esse exercício, estique seus braços para frente e faça movimentos horários com seus punhos (pode ser com as mãos abertas ou fechadas). Após 3 sessões de 15 repetições com descanso de 30 segundos entre uma sessão e outra, troque o sentido de rotação dos pulsos, agora com movimentos para o sentido anti-horário.

Inclinação do Pescoço:

Esse exercício ajuda a aliviar a tensão no pescoço. Ele pode ser realizado de pé ou sentado em uma cadeira. Para realizar esse alongamento, deite sua cabeça em direção a um de seus ombros e segure nessa posição com sua mão por cerca de 20 segundos. Descanse por um período de tempo e alterne o lado. Faça 3 sessões de 20 segundos para cada lado alternadamente. Há uma variação dele é com o alongamento sendo feito para frente e para trás, também, alternadamente.

Rotação do Pescoço:

Esse exercício consiste na rotação horária e anti-horária da cabeça, buscando alongar todos os músculos e tendões acerca dela. Para ele, deixe sua coluna ereta e deite sua cabeça em um dos ombros, após comece a girá-la lentamente em sentido horário. Após 15 giros, descanse 30 segundos e faça o mesmo movimento para o sentido anti-horário. Uma sessão de 15 giros é suficiente para cada sentido.

Coxa:

Por mais que você fique sentado o dia todo, alongar as pernas é essencial para evitar problemas de circulação sanguínea. Para o alongamento das coxas, coloque-se de pé e puxe sua perna para trás do seu corpo. Realize esse movimento durante 20 segundos e troque de perna. Além de trabalhar a musculatura da coxa alongada no momento, trabalhará o equilíbrio da perna usada como apoio.

Posterior do joelho:

Coloque a perna que deseja alongar sobre um apoio (mesa, caixa, ou objeto que fique na altura da sua cintura). Mantenha sua coluna ereta para que o exercício seja melhor aproveitado. Segure a posição por cerca de 1 minuto. Tire 30 segundos para descanso e, em seguida, alterne a perna. Repita essas sessões por 3 vezes.

E esses foram alguns alongamentos que podem ser feitos no dia a dia, com a ideia de melhorar sua postura e aumentar seu desempenho em qualquer tarefa. Lembre-se: Não é intensidade, mas sim consistência. Faça os alongamentos com calma, e de forma saudável, evite forçar movimentos que possam ser difíceis de realizar e tenha um bom alongamento.

^w^

 

Nathan Domingues Paes