Ética, Moral e Etiqueta – E o que eu tenho a ver com isso??

Vivemos em sociedade e por isso precisamos nos adaptar a situações e, por mais parecidos que possamos ser, é preciso ter a consciência de que somos diferentes. Desde cedo frequentamos e vivenciamos na escola e em família as noções de “Certo e Errado”. Isso influencia nossa vida e nos leva a seguinte pergunta:

O que é Moral?

São regras adquiridas através da cultura, tradição e educação. Algo que você não faria mesmo que ninguém estivesse vendo. Cada profissão vai exigir códigos diferentes de conduta ética, por isso, respeite a empresa em que você está trabalhando, como também, sua profissão. O segundo questionamento a que nos propomos aqui é:

O que é Ética?

Ética é o conjunto de valores que regem os relacionamentos interpessoais, uma noção do que pode ser considerado certo e errado pelo grupo no qual se está inserido. Ética vem do grego Ethos e tem como significado caráter, disposição, costume, hábito. A maneira como o profissional atua no ambiente corporativo, levando em conta seus próprios valores. Os valores mais honrados no ambiente corporativo são:

  • Honestidade: Admitir suas falhas ao invés de procurar um culpado.
  • Sigilo: Respeitar a condição de não divulgar informações.
  • Prudência: Respeitar a hierarquia da empresa no momento de tomadas de decisão.
  • Imparcialidade: Diferenciar relações pessoais de profissionais e acima de tudo realizar o trabalho.

Também temos a Ética Empresarial que é a reputação da empresa, a impressão que esta empresa causa nas pessoas (Missão, Visão e Valores). Responsabilidade Social, algo que pode ajudar na hora da entrevista de emprego é o conhecimento de quais causas sociais a empresa apoia.

Ok, esclarecido estes conceitos é importante compreender o que é Etiqueta...

Quando falamos de etiqueta nos vem a cabeça diversas normas e costumes. Como a maneira correta de se portar na mesa ou de como manusear talheres. Mas a etiqueta pode ser encarada não com o intuito de se fazer superior aos outros, mas sim de mostrar que se está preparado para aquele ambiente. Algumas regras de etiqueta podem mudar de cultura para cultura, de região para região.

Na Etiqueta Profissional destacamos:

  • Pontualidade - Ser pontual em compromissos e respeitar horários

Organizar-se para sempre chegar cedo no trabalho e em reuniões. Estar atento a prazos de entrega de trabalhos e relatórios e cumpra-os à risca.

  • Apresentação pessoal – Mantenha uma boa imagem pessoal

A primeira leitura que alguém fará de você será baseada em sua aparência: suas roupas, maquiagem, barba, cabelo e higiene pessoal. Cuidar desses aspectos mostra respeito e comprometimento com a empresa.

  • Postura – Use a linguagem corporal a seu favor

Com postura e movimentos corretos você pode influenciar positivamente as pessoas ao seu redor.

Mantenha a postura ereta ao ficar de pé. Quando sentado, procurar manter a coluna ereta. Ao conversar com as pessoas, mantenha contato visual. Gesticular um pouco ao falar pode dar mais confiabilidade ao que está sendo dito, além de ajudar a formar pensamentos mais claros.

  • Tom de voz – Controle o tom e o volume de sua voz

Procurar manter um tom de voz neutro, controlando suas emoções para não demonstrar sentimentos negativos como agressividade, deboche e irritabilidade.

Se estiver descontente com algo, evite falar naquele momento. Respire fundo, tente se acalmar e colocar os pensamentos em ordem. Reflita antes de falar.

Evite falar alto demais. Em certos ambientes é necessário falar um pouco mais baixo, mas certifique-se de que a outra pessoa possa ouvi-lo. Cuidado com as risadas também, gargalhadas altas são inadequadas.

  • Bom humor sem exageros – Evite Piadas e Brincadeiras

Todos desejam trabalhar em um ambiente agradável, alegre e descontraído, mas há limite para o humor. Expresse-o sendo simpático, sorrindo e fazendo comentários leves e agradáveis.

Lembre-se da diversidade existente em um ambiente de trabalho. Evite brincadeiras e piadas, elas podem facilmente desconfortar alguém, ou até mesmo ofender.

Cuide de como trata as pessoas. Não é recomendável o uso de apelidos. Para evitar deslizes, procure chama-las pelo nome com que elas se apresentam.

  • Ao entrar Peça licença ao entrar e cumprimente a todos

Ao entrar na sala o escritório de alguém, espere receber um convite para depois sentar. Mesmo que a porta esteja aberta, peça licença ao entrar. Cumprimente a todos com um sorriso e um “bom dia” ou “boa tarde”.

  • Caixa postal em dia – Não deixe nenhum e-mail sem resposta

Procure acessar com frequência o e-mail corporativo e enviar respostas rápidas de forma clara e objetiva. Caso não consiga responder a uma solitação no mesmo dia, mande uma mensagem curta dizendo que recebeu o e-mail e irá tratar da resposta o mais rápido possível.

  • Respeite o horário de intervalo – Não coma em sua mesa de trabalho ou fique conversando com colegas que estão trabalhando

O intervalo de trabalho é o momento em que você pode resolver questões pessoais, dar telefonemas e conversar sobre amenidades com seus colegas.

Evite falar sobre questões de trabalho, ou tentar resolver pendências durante um almoço informal com os colegas.

  • Conversas de corredor – Fique longe das fofocas

Evite fazer perguntas pessoais aos seus colegas, ouça mais do que fale e espere a outra pessoa ter a iniciativa de contar algo pessoal. Evite expor sua vida privada e não participe de fofocas, existe uma linha tênue entre comentários e fofocas.

  • Imagem Profissional – Não fale mal da empresa em que trabalha

Falar mal da empresa onde se trabalha, além de antiético, pode denegrir sua imagem profissional.

Preste atenção ao tipo de comentário será feito sobre a empresa, outros colegas e chefe para as pessoas de fora do trabalho e, principalmente para seus clientes e colegas.

Isto também vale para a empresa em que você não trabalha mais.

 

Estas dicas parecem simples, e realmente são, mas quando bem observadas e executadas dentro do ambiente de trabalho e na sociedade em geral fazem a diferença e podem ajudar muito na qualidade do seu trabalho e estabilidade e sucesso da carreira.