Teatro: Expressão e Relacionamento

O teatro surgiu na Grécia Antiga, durante as Festas Dionisíacas, quando Tépis de Ática colocou um pano sobre seu corpo e passou a jogar uvas para os que lá estavam. Essa foi a primeira representação de um personagem.

As pessoas procuram o teatro pelos mais variados motivos, seja para controlar a timidez, conhecer seu corpo, elevar seus conhecimentos ou realizar networking. O mais importante é começar, e com isso temos algumas coisas que o teatro oferece que podem ser usadas fora dele como, por exemplo:

O poder do “sim”.

Aceitar a ideia do outro, isso se faz presente quando se está em um momento de improvisação, e também no dia a dia. Aceitar a ideia é estar aberto a uma realidade jamais pensada por si só. Compartilhar da ideia do outro gera tanto conhecimento interpessoal e networking, quanto abertura para a comunicação e de novas possibilidades.

Atenção

Estar atento às coisas a sua volta é algo imprescindível, mesmo que não esteja no seu campo de visão, ter noção do que se passa ao seu redor é uma atividade importantíssima desenvolvida no teatro.

Comunicação

Ter uma boa comunicação não é só dizer em palavras, mas também expressar o que se sente no momento da fala, ou seja, dar informação aos demais e, eventualmente, receber outra como resposta. No teatro a comunicação ocorre entre os atores e o público, seja por palavras ou por emoções, no teatro a troca de informações ocorre de forma rápida e intensa, tanto por quem a envia, quanto por quem a recebe.

Timidez

Talvez um dos maiores motivos da busca ao teatro seja, de fato, a famigerada perca da timidez. Não se perde a timidez, mas se aprende a lidar com ela. No teatro se aprende a controlar a timidez, não é uma tarefa fácil, mas é possível e revigorante. No teatro se aprende que ser tímido não é um problema, mas sim uma área a ser aprofundada. Como domar sua timidez? Com autoconhecimento. Conhecer a si mesmo é algo bem explorado no teatro, afinal é o uso do ser com relação a outro, onde ambos interpretam e se conectam por meio de um propósito em comum, a realização.

É importante se conectar no agora, pois o agora é o que te move a fazer o próximo passo. Evitar frustações é ter expectativas atingíveis, afinal criar expectativas do que vem a seguir é estar sujeito à frustração.

Kinesfera

Já ouviu falar nessa palavra? A kinesfera ou cinesfera é responsável por definir e delimitar a área atuante de um corpo de acordo com seu limite natural. No teatro isso é visto como a forma de se colocar no palco, como se movimentar, se com movimentos grandes e abertos ou com movimentos pequenos e fechados.

Todos têm histórias a contar, todos os dias as contamos e todos os dias as vivemos. Atuar é contar não só a própria história, mas também a do outro, pois somos seres racionais pensantes, e cada indivíduo tem uma forma de enxergar o mundo a sua volta, cada um tem sua própria perspectiva, que merece ser compartilhada.

Enfim, seja para melhorar a comunicação, controlar a timidez, conhecer o corpo, ou aumentar o foco, o teatro traz técnicas e atividades que vão mudar sua vida.

 

^w^

Nathan Domingues