St. Patrick's Day

O St. Patrick’s Day ou o feriado de São Patrício é uma comemoração anual que acontece no dia 17 de março, o dia do aniversário de morte do padroeiro da Irlanda.

Na verdade São Patrício nem era irlandês, ele nasceu em uma família rica da Inglaterra, mas foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda, onde viveu em cativeiro por anos até conseguir fugir e retornar a seu país, motivo de triunfo.

Depois de um tempo, Patrício tornou-se um Bispo cristão que realizou a missão de disseminar o cristianismo na Irlanda durante 30 anos.  Uma das lendas diz que a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) foi explicada por ele através de um trevo, por esse motivo o trevo é usado como símbolo dessa comemoração.

Com o trevo e a cor verde logo surgiu a figura de duendes na festa, os “leprechauns”, apresentados como homens pequeninos, sempre ocupados trabalhando no conserto de sapatos,  junto a um pote de ouro escondido no final do arco - íris . Se capturados por um ser humano, eles podem conceder três desejos em troca de sua liberdade (essa representação veio do folclore celta, que era cheio de fadas, duendes e mulheres que podiam usar seus poderes para o bem ou para o mal). Esse símbolo começou a ser muito usado depois que a Walt Disney Pictures lançou, em 1959, o filme “A Lenda dos Anões Mágicos” com um duende alegre e simpático.

Outra história remete ao fato de que na Irlanda não há cobras de nenhuma espécie, segundo o folclore, isso acontece porque “Saint Patrick” expulsou todas do país. Já os biólogos garantem que jamais houve cobras na ilha irlandesa, vai saber né?!

Em 1798, a data foi utilizada pela sociedade reformista de forma política. Para conseguir apoio popular, eles saíram às ruas vestidos de verde no dia de São Patrício. Depois de um tempo e com o sucesso entre os turistas, o festival passou a durar cinco dias; os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles de rua com fogos, acrobacias e shows, algo aproximado ao que temos no carnaval de rua brasileiro.

Mas a festividade não se limita apenas à Irlanda, o St. Patrick’s Day é comemorado em diversos países, especialmente naqueles com grandes comunidades irlandesas, como Estados Unidos, Canadá e Austrália. Aqui no Brasil alguns bares já aderiram e não deixam a data passar em branco, já que o feriado é celebrado com muita música, bebidas, comidas e diversão. Para entrar ainda mais no clima, os donos dos pubs irlandeses não deixam faltar a cerveja de coloração esverdeada. Originalmente é adicionado uma dose de menta à bebida; por aqui, a bebida apenas recebe um corante verde sem sabor.

Esta é uma das tradições desses países e acaba tendo grande importância na maneira como as pessoas se relacionam com a cultura local, a DMS também está comemorando o “St. Patrick’s Day”, neste dia o traje oficial será o verde e teremos algumas guloseimas dessa cor para reforçar o aprendizado da língua inglesa.

 

Josiane Scharneski