"Quem mexeu no meu queijo?"

“Quem mexeu no meu queijo?” É uma parábola, que conta a história de dois homenzinhos (Haw e Hem) e dois ratinhos (Sniff e Scurry) que tem um objetivo em comum, encontrar um posto de queijo dentro de um labirinto. O queijo representa tudo aquilo que mais almejamos na vida, seja no meio profissional, acadêmico, nas relações pessoais, e etc.

No decorrer da história os personagens acabam encontrando o posto C que contém o tão sonhado queijo, todos acabam se acomodando e param de procurar por outros postos, até que um dia o queijo deixa de existir. O livro nos mostra como cada personagem reage a tal mudança. Os ratinhos acabam por farejar as mudanças no posto antes dos homenzinhos, e vão em busca de outros postos, farejando e correndo pelos corredores. Haw e Hem não estavam preparados para a perda do queijo e não sabem o que fazer dali em diante, depois de um tempo Haw decidi ir atrás de um novo posto assim como Sniff e Scurry mas, Hem ainda se sente inconformado e não aceita que seu queijo simplesmente sumiu.

“ - Às vezes – disse Haw – as coisas mudam e nunca mais são as mesmas. Essa parece ser uma dessas ocasiões, Hem. É a vida! A vida segue em frente, e nós também deveríamos fazer o mesmo. ”

O livro é pequeno e de fácil leitura, nos levando a muitas reflexões sobre como nós mesmos reagimos as mudanças em nossas vidas, pois elas são necessárias, mas nem sempre bem-vindas e aceitas com facilidade. Como está seu posto? Cheio ou seu queijo já está acabando? Você anda farejando seu queijo? Você está preparado para deixar esse posto e ir em busca de outros novos? Como você lida com as mudanças?

O livro se encontra disponível em pdf na internet, espero que se sintam curiosos para lerem o final dessa história depois desse artigo.

Layliene Kawane