Pontualidade

      A pontualidade se refere ao ato de cumprir horários e compromissos combinados e pré-estabelecidos, a falta dela pode prejudicar muito a sua vida pessoal e profissional. Imprevistos acontecem, você pode ficar preso em um congestionamento, o seu celular pode de fato ficar sem bateria e não despertar, você pode perder aquele ônibus que só vai passar novamente daqui 20 minutos. Uma vez ou outra pode acontecer, mas estamos falando de eventos corriqueiros.
      Uma pessoa pontual é, na maioria dos casos, considerada alguém responsável pois, além de cumprir com suas obrigações também revela ter capacidade para gerir seu tempo. Demonstrando respeito tanto com as tarefas a serem realizadas, quanto com as pessoas envolvidas no processo. Essa prontidão é uma qualidade muito apreciada no mercado de trabalho, onde as pessoas não querem esperar, pois o tempo, muitas vezes é dinheiro.
      Já não se pode dizer o mesmo sobre aqueles impontuais, que acabam recebendo pontos negativos e adquirem uma má imagem por estarem de alguma forma afetando a vida de outras pessoas com atrasos de prazos. A má gestão do tempo faz com que essa pessoa pareça deselegante e desrespeitosa com os outros e isso causa uma péssima impressão. 
      É necessário, ter responsabilidade com seus horários e com os dos outros. Confira seu relógio, saia uns minutos antes do previsto de casa, crie o hábito de calcular seu tempo de um ponto a outro. Lembre-se que muitas vezes não é somente sua vida sendo afetada pelos atrasos repetitivos, existem outros envolvidos. É você quem, geralmente marca ou aceita os compromissos e sabe deles antecipadamente, dá tempo de se organizar para chegar na hora, afinal: a pontualidade é a arte de não desperdiçar o tempo alheio.

Layliene K. e Josiane Scharneski