Personalidades que fizeram história através da Informática

O Mês de Maio é um mês repleto de datas especiais. Cibele e eu falamos um pouco disso na live de fechamento do mês, caso você não tenha visto, clique aqui para dar uma olhada.
Bem, além de ser o mês das mães, também tem com sigo datas bastante importantes para a tecnologia, como o Dia da Internet (17/05). Pensando nisso, para você, a Internet foi a criação de apenas uma pessoa ou de várias?
Junto ao dia da internet temos o dia da toalha/orgulho nerd, você sabe o que é um Nerd?
Quais são os nomes de nerds que fizeram história no mundo da informática e tecnologia?

Objetivo: Apresentar nomes importantes da tecnologia para que você conheça mais a respeito deles e te inspirar a criar novas conexões, e quem sabe, ser um dos futuros nomes desta lista, por que não?

A Tecnologia como um todo é importante para o crescimento de uma sociedade, desde o início dos tempos temos buscado por formas de evoluir nossa percepção e ressignificar o mundo em que estamos inseridos. Durante séculos tivemos invenções cada vez mais inovadoras e, hoje, estamos aqui para falarmos de algumas personalidades que fizeram a diferença no mundo da tecnologia e, principalmente, da informática.
Afinal, “Por trás das grandes invenções existem pessoas”, pessoas como eu e você. O conteúdo será importante, pois muitas dessas criações e citações aparecem em concursos e provas voltadas para informática e também porque conhecer essas pessoas nos ajuda a fazer crescer, nos inspirar a fazer a diferença na área em que estamos inseridos.
Peguem papel e caneta, pois vamos passar alguns nomes, vão anotando o que acharem importante.

 

1642 – Blaise Pascal

Nessa época Blaise trabalhava com seu pai na área de recolhimento de impostos pela cidade. Blaise sentia dificuldade em calcular os dados e recibos em seu ábaco, para que as contas fossem executadas de forma mais fluída e rápida o mesmo desenvolve Pascalina (a primeira calculadora da história) ela realizava contas de adição e subtração. Ela usava de meios mecânicos para registrar os comandos e devolver resultados.
Os números da parte de cima representam as contas de subtração e os de baixo as contas de adição. Seu processo era baseado na de arrastar do número desejado até o início, afim de aumentar ou diminuir o valor mostrado no “visor”. Como cada corrente dentada era conectada com as demais de sua linha, se o número subtraído fosse superior ao número mostrado, a casa superior também teria seu número alterado. Foram vendidas um total de 50 Pascalinas, isso por conta de seu alto preço. É possível ver a carta de Pascal explicando sobre a apresentação ao povo sobre sua máquina. 
Carta de Pascal para orientar o uso de sua máquina

 

1833 – Charles Babbage

Babbage esteve presente na história da informática tanto em vida quanto de maneira póstuma (tanto que até metade de seu cérebro é guardado para estudos e analise no Museu da Ciência de Londres). Seu papel foi fundamental para a compreensão da programação de máquinas a partir de comandos gerados com antecedência para que funcionassem de maneira autônoma (sem que fosse preciso a força humana para gerar o resultado final apenas a informação inicial). Na época em que viveu foi responsável pela concepção da Máquina Diferencial (1822, usada para a resolução de equações contendo polinômios. Ex: 2x+6 ou 5x²-4x+4) e a Máquina Analítica (Essa que infelizmente não teve sua criação na época por falta de recursos para tal e por conflitos com seu engenheiro-chefe). A ele é dado o título de Pai da Computação Analítica.

 

1833 – Ada Lovelace       

Augusta Ada Byron King, a condessa de Lovelace, foi a primeira Programadora da História. Seus feitos, assim como de Babbage, foram significativos em vida e também de forma póstuma. Na época, Ada era responsável pela adaptação linguística de estudos realizados por Luigi Menabrea, um matemático italiano e sobre as ferramentas analíticas usadas por Charles Babbage, matemático inglês. Após serem apresentados em 1833, Charles e Ada passaram a compartilhar seus feitos a fim de terem sucesso no avanço tecnológico. Na época Charles apresenta sua descrição sobre a máquina analítica (responsável pela realização de cálculos matemáticos de maneira autônoma, armazenamento de dados adicionados anteriormente, loops e mais, sendo um aprimoramento extremo da Máquina Diferencial), isso leva Ada a escrever a primeira programação para a máquina.
Com o atraso na criação da máquina, sua programação foi executada apenas um século depois. Embora o tempo tenha passado, a informação se manteve correta para o funcionamento da máquina, sendo assim uma programação bem sucedida.

 

1940 – Alan Turing

Teve notória presença na informática por seus estudos com a ideia de lógica e distinção máquina-humano. Alan é visto muitas vezes como o Pai da Computação e maior exemplo de Hacker (embora o termo tenha surgido após sua época), pois, junto a sua equipe da instalação militar secreta Bletchley Park, trouxe ao mundo a Bombe, a bomba eletromecânica, fundamental para a descriptografia da máquina de codificação nazista, Enigma. Sua criação consistia na análise de padrões levando a uma resposta que se assemelhasse com uma comunicação humanamente compreensível. É creditado que tal feito foi capaz de adiantar o fim da Guerra em 2 anos e salvar cerca de 14 mil vidas.
Você pode ver mais de seus feitos no filme “O Jogo da Imitação

 

1956 – Reynold B. Johnson

Junto de sua equipe da IBM, em 1956, foi responsável pela criação do que conhecemos hoje como Disco Rígido para o armazenamento de dados no computador. Johnson é creditado como Pai da Unidade de Disco e outras invenções levam sua engenhosidade como equipamentos automáticos de pontuação de testes e a fita de videocassete.

 

1975 – Bill Gates

O nome mais conhecido do mundo da informática, a mente brilhante por trás da maior empresa de computadores das últimas décadas e do Sistema Operacional mais usado no mundo, Bill Gates, ele que junto a Paul Allen iniciaram o que hoje chamamos de Microsoft. Suas histórias se cruzam um pouco antes de 1975, tendo maior ênfase em 1972, quando desenvolveram juntos um software para a leitura de fitas magnéticas, criando à empresa Traf-o-Data, extinta em 1975 por falta de confiança dos clientes por conta da falta de idade dos empresários. Em 1975, Paul Allen e Bill Gates desenvolveram um sistema de interpretação da linguagem de programação, BASIC, para o computador Altair 8800. O sucesso das vendas estimulou os empreendedores a idealizarem e fundarem a Microsoft, empresa que em 1980 teve seu primeiro boom comercial após comprarem o Sistema Operacional que serviu de base para o MS-DOS que foi um marco a ser vendido para a IBM posteriormente.

 

1976 – Steve Jobs

Jobs é um exemplo, não só na área de tecnologia, como na área de empreendedorismo, oratória e invenções. Foi cofundador, diretor executivo e presidente da empresa Apple e principal responsável pela popularização da marca no mundo. Quando pensamos em Apple, é difícil não associar à empresa ao nome dele, afinal, a marca é o que é hoje por conta de sua direção e supervisão ao longo do tempo em que esteve na empresa.
Outro marco para a história da informática e da tecnologia foi a criação do primeiro Iphone; na época Jobs trabalhou como supervisor do projeto e como divulgador do produto, por isso aqui temos um trecho de sua apresentação para um dispositivo revolucionário de 2007.

Steve Jobs apresenta primeiro iPhone (2007 - Legendado)

Você pode ver mais sobre a história de Steve Jobs nos filmes “Steve Jobs” e “Jobs”.

 

1991 – Tim Berners Lee

É o maior responsável por revolucionar a internet. Ele é o responsável por criar a World Wide Web (www, as três letrinhas que você digita no navegador para acessar um site). Não à toa, é carinhosamente chamado de “Pai da Web”. Embora sua criação seja abrangente em vários aspectos, disse não ter ficado milionário com isso.
Seus projetos para futuro têm sido voltados à criação da Fundação Web, que busca, até 2022, tornar a internet mais livre e igualitária, aumentando transparência de empresas e agentes do governo, dando às pessoas maior proteção e privacidade na internet. Exemplo: Quando você vai procurar uma notícia, geralmente temos os sites que têm a intenção de roubar seu clique, com notícias muito chamativas e sites que têm como principal função receber seus dados, te fazendo acessar uma conta para poder visualizar a informação.

 

1991 – Linus Torvalds

Criador do Sistema Operacional Linux, o mais conhecido do formato Open Source, onde os softwares presentes são produzidos e fornecidos de maneira gratuita. Linux, um sistema amplamente usado no meio coorporativo. Por ser menos conhecido e usado, acaba sendo mais seguro em relação a ataques de vírus, já que muitas vezes não os têm programado para rodar em seu sistema.
Fato curioso: é possível executar o sistema operacional Linux em quase qualquer dispositivo eletrônico.

 

2004 – Mark Zuckerberg

Marca nosso fechamento, uma vez que sua contribuição para a tecnologia trouxe avanços que são experimentados e adaptados até os dias de hoje. Em fevereiro 2004, o aluno de psicologia e de ciência da computação junto a seus colegas de quarto, desenvolveram um site voltado para o compartilhamento de suas experiências em aulas. Em pouco tempo a ferramenta, inicialmente nomeada The Facebook, começou a tomar dimensões extraordinárias, a forma de se comunicar e compartilhar suas ideias foi transformada para sempre, não à toa que muitos aplicativos têm o mesmo objetivo de conectar pessoas.
Um pouco de sua história pode ser visto no filme: “A Rede Social

Acima tivemos invenções que usadas muito na nossa atualidade, mesmo que não lembremos de todas, elas se fazem presentes no nosso cotidiano, seja para busca de informações ou até mesmo para configurar coisas do dia a dia, acima de tudo o que importa não são apenas as invenções, mas sim as pessoas por trás delas. Pensando nisso, o que você pode fazer de novo dentro do ambiente onde você está inserido? Qual invenção você pode deixar marcada na história da tarefa que você executa?

Reflita sobre, tenha bons estudos e até a próxima!
^w^

Nathan Domingues Paes