Importância da Língua Espanhola

            No Brasil o ensino de línguas estrangeiras teve início na época da colonização, quando os jesuítas e portugueses já possuíam a intenção de ensinar línguas estrangeiras para a população que residia no Brasil. Somente em 1808, com a chegada da família real, as línguas estrangeiras ganharam ênfase. Com a Primeira Guerra Mundial, muitos estrangeiros recorreram ao Brasil para imigrarem, e assim, muitas línguas foram difundidas com a Língua Portuguesa, conhecida por todos. De acordo com as Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica do Estado do Paraná (2006), muitas escolas da época tiveram que se adaptar ao ensino das línguas, pois, para a maioria dos novos estudantes do país, a língua portuguesa era a língua adventícia. Desde essa época, muitas escolas instituíram além do francês, do alemão e do inglês, o espanhol como a língua estrangeira. Porém, o espanhol passou a ganhar força nos currículos pedagógicos somente em 1991, com o intuito de expandir a aliança econômica feita com os países vizinhos, chamada Mercosul.
            Tendo em vista que é papel da escola auxiliar os estudantes a serem cidadãos do mundo, utilizaremos as línguas estrangeiras para este fim, transformando aulas de língua espanhola em imersões culturais, interagindo com o principal objetivo de uma língua: conversação.
             Práticas linguísticas desenvolverão a criticidade em relação ao uso e conhecimentos da cultura inserida na língua espanhola, além de promover um convívio social prazeroso entre os alunos, professores e aqueles que participam dos encontros de conversação.
            A preocupação com o ensino do espanhol como um fator de inclusão social e de cidadania estiveram presentes nas últimas décadas em todos os esforços dos responsáveis ??pela educação. Haja visto as mudanças presentes no desenvolvimento das metodologias para ensinar uma segunda língua.
            Nas Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna do Governo do Estado do Paraná, temos que "ensinar e aprender línguas é também ensinar e percepções de mundo e maneiras de construir significados de aprendizagem, é formar subjetivamente independentemente fazer grau de conhecimento dos alunos.” Já nos Parâmetros Curriculares Nacionais Ainda, lemos que: "No entanto, o ensino de uma língua estrangeira é também um meio para desenvolver no trabalho e os estudos para vir, este componente curricular também deve ajudar a treinar os alunos crítico e transformadores.”
            Assim, podemos dizer, com base nessa lei, no entanto, fazer uso da língua oral, nas suas diversas situações de língua e aprender a adaptá-la a cada contexto e de cada parceiro, reconhecendo as intenções implícitas no discurso cotidiano e promover a possibilidade de uma tomada posição da pessoa é a meta a ser alcançada nos encontros de língua espanhola, embasando claramente a abordagem interacionista, proposto por Bakhtin.  Toda palavra inclui duas faces. Ela é determinada tanto pelo fato de que se vem de alguém como pelo fato que vai para alguém. Ela maneira justa ou produto da interação do locutor e do ouvinte. “Qualquer palavra usada a expressão em relação um ao outro. A palavra é palestrante terreno comum e interlocutor.” (Bakhtin / Volochínov, 1999, p. 113)
            Ao adquirir as quatro habilidades da língua espanhola: ler, escrever, falar e ouvir nos traz a garantia, de literalmente, ganhar o mundo. A língua espanhola é a segunda língua mais estudada e falada do mundo, juntamente com o inglês. Na maioria dos países onde o inglês é a primeira língua, o espanhol encontra-se essencial como a opção de língua estrangeira. O espanhol vem sendo privilegiado em concursos, vestibulares, processos seletivos em empresas, sejam elas multinacionais ou não. Temos ao redor do Brasil grande maioria dos países de fala espanhola, o que nos facilita viagens a passeio e lazer ou intercâmbios estudantis e culturais, fato este enriquecedor ao currículo pessoal e profissional de qualquer um.
            Estudar espanhol é conhecer a cultura do outro, cultura esta surgida nos tempos feudais da Espanha ou pré-colombiana em toda América Latina. É reconhecer-se historicamente dentro de um continente. É usufruir desta aventura para colocar-se com êxito em um mercado profissional e estudantil.

Karla Dallagassa

 

REFERÊNCIAS

BRASIL, Governo do Estado do Paraná. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares de Línguas Estrangeiras Modernas. Curitiba: 2006.  

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BAKHTIN, M; VOLOCHÍNOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.