Expressão Corporal - A Linguagem do Movimento

Você já ouviu falar de sobre Marketing Pessoal?

Bem, Marketing Pessoal pode ser entendido por: como as pessoas me veem. Sim, mas é importante lembrar que a definição que as pessoas têm sobre você não é única e exclusivamente por conta delas, o Marketing Pessoal é influenciado, principalmente, por você. Afinal de contas, o corpo “fala” e você deve saber como utilizar isso a seu favor.

Então, que tipos de atitudes você acha que pode te ajudar? E quais podem te atrapalhar?

Pensando nisso, vamos falar sobre atitudes que podem alavancar nossas relações interpessoais, e que podem ser utilizadas não somente no trabalho, mas também em nossa vida pessoal.

 

Os espaços de trabalho

O espaço onde trabalha ou vive também diz sobre você. Aqui vão alguns estilos de mesa que podem transmitir um ar mais agradável ou mais sério ao ambiente.

A mesa retangular: Geralmente é a mesa de trabalho. É usada para atividades cotidianas, conversas curtas, repreensões, etc. Ela permite que todos expressem sua opinião em relação a algum assunto e incentiva o contato olho no olho.

A mesa redonda: Frequentemente com cadeiras mais baixas ao redor, e usada para criar um clima informal e descontraído. O Rei Arthur usava a Távola Redonda para que seus cavaleiros fossem iguais em termos de autoridade. Teoricamente, todos têm o mesmo poder, mas, na prática, se uma das pessoas sentadas à mesa tem mais status que as outras, a dinâmica de poder se altera. Quanto mais perto do rei, maior é o poder.

A mesa quadrada: Estimula a cooperação das pessoas sentadas ao seu lado, mas desperta resistência daquelas que estão de frente para você. Quando há quatro pessoas sentadas, todas têm alguém sentado na posição oposta. Ou seja, o ambiente mais apropriado para mesas quadradas são os restaurantes.

 

E onde você se senta?

O lugar em que você se senta em uma situação de negócios ou uma simples reunião revela muito sobre sua posição e pode influenciar bastante seu relacionamento com os colegas. Pessoas que conversam de maneira amigável e cooperativa sentam-se uma ao lado da outra ou no mesmo canto de uma mesa, já pessoas inclinadas a entrar em confronto sentam-se frente a frente.

Se um chefe quer que seu funcionário goste dele, deve evitar sentar-se diretamente à sua frente. Sentar-se diante de outras pessoas pode incomodar. Esse posicionamento só deve ser usado se você pretende repreender alguém ou se sentir superior ou se a relação estiver muito bem esclarecida no terremos da confiabilidade e simpatia.

 

Posturas, e provavelmente você se arrumou a sua.

Por isso vamos ver tipos de posturas que NUNCA devemos adotar

Sentar-se apoiado nas costas da cadeira para frente: Essa postura pode demonstrar que a pessoa está entediada com a conversa. Ela pode usar o apoio para evitar que seu corpo caia para frente. Pode significar desconforto com o assunto discutido, pois enquanto é conversado, as costas da cadeira servem de escudo para a pessoa que adota essa postura. É uma ação inconsciente que nos remete a passados de guerra, onde o que sobrevivia a batalhas era o que melhor se protegia.

Como resolver? Levante para falar com essa pessoa. Ela vai se sentir desconfortável e desprotegida uma vez que pode ser “atacada” por cima.

Sentar com os braços para trás e perna cruzada (catapulta): Você já deve ter visto essa postura em filmes, seu objetivo é de demonstrar uma falsa sensação de descontração. Ela é quase sempre usada por homens e o uso pode gerar uma aversão principalmente de mulheres. Ou seja, evite fazer isso em um encontro romântico. O curioso é que essa postura é adotada por macacos quando eles querem demonstrar poder, ao fazer eles tentam mostrar que eles “têm mais bananas”, comandando assim o ambiente onde estão.

Como resolver? Incline-se para frente com as mãos espalmadas, faça com que a pessoa seja obrigada a se inclinar ou faça o mesmo movimento, assim a pessoa ficará confusa em relação a quem comanda.

 

O Poder está em suas Mãos. Por quê?

Embora o aperto de mão seja uma prática milenar entre os seres humanos, muitos ainda não dominaram essa arte. Na verdade, poucas pessoas realmente prestam atenção na maneira como apertam as mãos ao se apresentarem a alguém. Pode parecer simples, mas um aperto de mãos pode determinar se haverá algum jogo de poder ou se a relação será de dominação ou submissão. Ou seja, acerte o aperto de mão e você causará uma excelente impressão ou fechará um negócio.

Então vamos para o Tutorial de como dar um bom aperto de mãos. Pode parecer fácil, mas requer prática

Antes de começarmos o tutorial, entenda algumas categorias de apertos de mão:

Dominação: Usado por quem deseja impor poder sobre outra pessoa. O comprimento acontece de um movimento de cima para baixo, mostrando superioridade e controle no aperto de mão a quem o faz dessa forma. O mesmo acontece quando a pessoa que deseja dominar posiciona sua mão com a palma da mão virada para baixo.

Submissão: A pessoa que adota este estilo de comprimento mostra submissão à outra pessoa, dando assim controle total da situação a outra pessoa. Isso pode ser negativo quando em um encontro com uma pessoa que gosta de jogos de poder, mostrando inferioridade de sua parte. Se a outra pessoa não for de fazer jogos de poder, remete a um sinal de serventia por parte da pessoa que realiza esse aperto de mão.

Igualdade: Esse comprimento é o mais indicado para todos os ambientes, pois demonstra um equilíbrio por parte de ambos os indivíduos. Com as mãos na posição vertical, sem haver nenhuma forma de dominação ou submissão, demonstra respeito e confiança.

Esses sinais são enviados e recebidos sem que tenhamos consciência deles, mas, com um pouco de prática e dedicação, podem influenciar significativamente qualquer encontro.

Depois de entendermos os jogos de poder, vejamos como dar um bom aperto de mão, para isso teremos passos:

A posição vertical: Certifique-se de que a palma da sua mão e a da outra pessoa estejam na posição vertical; assim, nenhum dos dois será nem dominante nem submisso.

Equilibre a pressão: Você deve aplicar a mesma pressão que receber. Se o aperto de mão da outra pessoa for muito firme, equilibre a pressão e dê um aperto igualmente firme; Se o aperto de mão da outra pessoa for com pouca firmeza, diminua a intensidade para se haver um equilíbrio.

Demonstre sinceridade: O aperto de mão evoluiu e tornou-se um gesto usado para cumprimentar, despedir-se ou selar um acordo, ou seja, deve ser sempre caloroso, amistoso e positivo.

 

Há uma dica que pode ser utilizada antes de um aperto de mão, que cabe para pessoas que têm mãos geladas ou que transpiram facilmente. Se souber que terá de apertar a mão de alguém tente secá-la ou aquece-la. Afinal, é desconfortável apertar uma mão molhada. E uma mão muito fria pode passar a impressão de desconfiança para a outra pessoa.

Espero que isso tenha ajudado. Agora vá praticar seu aperto de mão e comece a notar todos esses detalhes da expressão corporal e nos conte como foi.