Desafios do trabalho em equipe

O que significa trabalhar em equipe para você?

O trabalho em equipe é caracterizado pelo momento em que pessoas se unem para desenvolver algo. Durante esse processo existe a união de habilidades, talentos, forças e capacidades de cada integrante para reproduzir certa tarefa que seria de difícil execução se contasse com somente uma pessoa. Sendo assim o trabalho em equipe envolve interação, produtividade, integração e sinergia de um grupo em favor de um objetivo em comum.

Essa é uma das soft skills mais importantes hoje no mercado corporativo e na teoria muitas pessoas podem achar que sabem trabalhar em equipe, mas na prática o cenário é outro. Isso porque segundo o autor Patrick Lencioni em seu livro “Os 5 desafios das equipes” existem alguns fatores que prejudicam o desenvolvimento de um bom trabalho em equipe. Esses fatores são:

1- Falta de Confiança

Certas situações podem tornar um indivíduo vulnerável. Quando os membros da equipe têm medo de mostrar essa vulnerabilidade, isso pode levar à perda de confiança entre os integrantes da equipe. A falta de segurança também se reflete na dificuldade de admitir erros.

2- Medo de Conflitos

Uma das consequências da insegurança é o medo do conflito e da discussão. Os membros da equipe não têm confiança em questionar uma ideia ou discordar de uma opinião. Manter uma "falsa paz" para evitar conflitos pode levar a um clima de infelicidade entre os funcionários e a um desempenho inferior.

O conflito constante não é bom para a harmonia da equipe, mas em alguns casos a discussão é necessária para o desenvolvimento do trabalho. Nesses momentos, novas ideias e conselhos confiantes podem surgir.

3- Falta de Comprometimento

Assim como a falta de confiança faz com que os membros tenham medo do conflito, ignorar as discussões pode levar à falta de compromisso. Ou seja, uma decisão não tomada em conjunto por falta de discussão não garante o máximo comprometimento dos colaboradores.

Os membros da equipe só se sentem verdadeiramente parte da equipe quando estão à vontade e seguros para expressar suas ideias ou apresentar soluções diferentes do que já foi proposto. Dessa forma, os compromissos são gerados automaticamente e a qualidade do trabalho será maior.

4 – Evitar responsabilidades

Como uma reação em cadeia, a equipe que não tem compromisso não se esforça para assumir a responsabilidade. Mesmo os funcionários mais comprometidos relutam em responsabilizar a si mesmo e seus colegas.

5- Falta de Atenção aos Resultados

Em 5º lugar está o descaso com os resultados do negócio. Um exemplo é quando os membros da equipe se concentram em seus próprios interesses em detrimento as necessidades da empresa mesmo que os interesses da equipe superem os interesses da empresa.

Para você que está se preparando para o mercado de trabalho, é importante ter ciência desses fatores para promover um trabalho em equipe de qualidade. E se você já está no mercado de trabalho, comece a analisar suas atitudes e as atitudes de seus colegas, como está o trabalho em equipe por aí diante desses fatores?

Lembrando que não é necessário estar no mercado de trabalho para treinar essa soft skills. Em casa com seus familiares, ou na escola durante a produção de um trabalho já é possível colocar em prática essa habilidade. E agora que você já conhece os fatores que dificultam o trabalho em equipe será muito mais fácil identifica-los e agir para que esses fatores não façam parte da rotina da equipe.

 

- Cibele Mariana