Corpo e mente como você determina sua saúde

Corpo e Mente: Como você determina sua saúde?

 

Segundo o conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde vai além da ausência de doenças. Considera-se um indivíduo saudável aquele que tem completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, além do bom funcionamento de todas as funções vitais e equilíbrio mental, também é considerada a harmonia existente entre o indivíduo, o ambiente onde vive e a comunidade.

Mas o que nos torna indivíduos saudáveis? Sem dúvidas hábitos de vida como alimentação equilibrada, exercícios físicos e momentos de lazer, contribuem para o bem-estar geral do nosso organismo. No entanto, muitas pessoas que tem um estilo de vida saudável também apresentam doenças e com isso pode-se concluir que a nossa saúde depende de outros fatores, além dos já citados.

É nesse ponto que entra a relação entre nosso corpo e nossa mente. Sempre que recebemos algum estímulo ou pensamos alguma coisa, células no sistema nervoso são ativadas enviando ao cérebro e informando os órgãos sobre nossas emoções, desejos, lembranças, etc.; portanto nenhuma dessas informações fica restrita ao cérebro. Sendo assim, as células que compõe nosso corpo respondem aos nutrientes que ingerimos, hormônios, estímulos físicos (calor e frio, por exemplo) e estímulos comportamentais (carinho, estresse, entre outros), e tudo isso junto é que vai determinar nossa saúde.

E se nossa mente que controla as funções do corpo significa que nossos corpos podem ser alterados à medida que mudamos nosso pensamento. Portanto, o modo que enxergamos o mundo determina quais os pensamentos e sentimentos que teremos frente às situações que vivenciamos e consequentemente, como nosso corpo vai responder a isso: mantendo-se em equilíbrio ou desenvolvendo algum problema. Dessa forma, essas respostas são de total responsabilidade nossa.

Agora sabendo de tudo isso, se estiver com algum problema, que tal começar a mudar a maneira como você percebe o mundo? Deixo um desafio: tente só por hoje não reclamar e não dar atenção aos pensamentos negativos que vierem à tona. Se esforce! Ao final do dia faça uma autoanálise e veja como se sentiu e o que mudou. No fim das contas, como dizem por aí, nossos problemas são do tamanho que damos a eles.

 

Adriane Rossi Borguesani.