Como melhorar seus resultados

  1. Tudo começa pelo objetivo

É importante que você tenha bem claro qual o seu objetivo com o curso que você escolheu fazer.

Às vezes os objetivos são rotineiros, de aperfeiçoamento ou inovadores. Como já vimos em outras aulas, ter seus objetivos claros, sejam eles de curto, médio ou longo prazo, ajuda e muito a manter o foco e absorver o máximo de conteúdo sem distrações e sofrimento.

Dica 1: Tenha seus objetivos claros – escreva em um papel e cole na parede.

 

  1. Você não vai fazer tudo sozinho

É importante avisar sua família sobre o horário das suas aulas, pode falar todo dia, (afinal eles não são obrigados a lembrar de seus compromissos) avise que estará ocupado a cada dia antes da aula. Além de ajudar para que as pessoas da sua casa não liguem som alto ou televisão por perto, vão procurar não te distrair e você firma um compromisso público ao avisá-los que vai estudar naquele momento. Essa também é uma estratégia de obtenção de resultados.

Dica 2: Avise os seus sobre a hora que vai começar a aula e que estará estudando.

  1. O ambiente faz o estudante

Tenha um lugar organizado. Arrume um local apropriado para guardar suas coisas e realizar seus estudos com suas coisas próximas, pois isso ajuda na agilidade na hora da aula e também faz com que seu cérebro se acostume e se prepare para ESTUDAR.

Além disso, você vai conseguir controlar a iluminação (ninguém consegue aprender no escuro) e cuidar da postura, afinal não fomos acostumados a estudar deitados na cama, temos toda uma trajetória escolar que nos lembra da postura sentada frente à mesa. Nossos músculos, nosso corpo têm memória, então ele vai responder melhor se você usar os estímulos certos. Cama é para dormir, sofá é para relaxar, o ato de aprender será mais fácil e produtivo com cadernos e livros sobre a mesa.

Dica 3: Crie um local específico para guardar seus materiais, livros e apostilas e mantenha um espaço organizado para seus estudos.

  1. Não confie tanto assim na sua memória

Anote suas tarefas, seja na agenda, no planner ou em um aplicativo de anotações, às vezes  pensamos que vamos lembrar de determinada informação ou data, pois naquela hora está fresco na mente, mas logo depois da aula você será bombardeado por uma infinidade de informações, seja na TV ou nas redes sociais. Então será bem difícil lembrar qual página deve estudar, que dia será a prova etc., anotar seus compromissos vai te treinar para ser uma pessoa mais responsável e te incentivará a realizar as tarefas.

Dica 4: Tenha uma agenda e anote seus compromissos e Insights da aula.

  1. Aproveite o máximo que puder

Agora imagine que você está com muita fome e compra uma coxinha, bem deliciosa e crocante. Você deixaria o recheio de lado?

A aula é só a ponta do iceberg, aqui na DMS temos vários projetos e acompanhamentos que complementam e potencializam sua aprendizagem, te dão networking e fornecem novas ferramentas de aprendizado. Envolva-se nessas atividades. Além de conhecer gente igual a você ou com objetivos parecidos, você vai desfrutar de todas as opções que você tem direito e que deixarão sua aprendizagem mais completa e saborosa, como o recheio da coxinha.

Então PERGUNTE, interaja e não deixe suas dúvidas de lado, isso também incentiva o professor a criar aulas mais interessantes e te mantém focado no conteúdo com mais qualidade.

Dica 5: Envolve-se nas atividades extras curriculares e aproveite o máximo do seu curso.

  1. Esteja comprometido

Uma informação importante sobre a comunicação humana é que 55% da nossa comunicação é “não verbal”, então o professor precisa ouvir a sua voz, precisa ver seu rosto, seja presencialmente ou pela câmera, dessa forma ele saberá se você está entendendo ou não, saberá se você está conseguindo se concentrar ou se precisa de ajuda. Se suas aulas forem online, deixe sua câmera ligada durante toda a aula, nada de vergonha, estamos todos na mesma situação. Procure se comunicar com o professor ou instrutor, pergunte se tiver duvidas e fale o que precisa para melhorar sua performance.

Além disso é muito legal estar 100% presente, procure desligar as notificações do celular e manter seus pensamentos no momento presente, sem preocupações com o que vem depois e quem pode estar te esperando depois que acabar a aula. Esse estado de presença é chamado de Mindfulness e você pode aprender mais sobre isso em suas pesquisas, afinal, além de estar na moda em grandes empresas, pode ajudar nos estudos.

Dica 6: Esteja 100% presente e focado na aula, comunique-se sempre com seu/sua Professor(a), seja pela com a câmera aberta ou fazendo perguntas durante a aula.

  1. Equipamentos

Mais uma dica sobre equipamentos. É importante aprender a manusear as ferramentas, abrir um documento no Word ou responder em PDF, devolver por e-mail, editar, digitar, imprimir, manusear as salas de aula online e os aplicativos usados com cada professor. Se você não sabe ainda, tire um tempinho ou peça ajuda para aprender, isso agiliza muito a aula e faz com que você não perca tempo e aproveite todos os recursos que a tecnologia tem a nos oferecer.

Também é comum que haja mudanças, os professores podem sugerir aplicativos e softwares novos durante a aulas, esteja aberto para atualizações e novas ferramentas online e presenciais.

Dica 7: Domine as ferramentas utilizadas no dia a dia da turma. Sejam aplicativos ou softwares.

  1. Separe um tempo para estudar fora da aula

Isso vai melhorar sua autoestima como aluno e te trazer mais resultados, você vai sentir que está melhor do que antes e isso te impulsionará. Organizar sua rotina de maneira estruturada para que haja um tempo determinado para estudar, fora do horário fixo da sua aula é o grande segredo, que pode mudar a forma na qual você consegue aprender. Se todo mundo soubesse a diferença que isso pode fazer nos seus estudos, ninguém deixaria de fazer isso.

Pode ser para rever as anotações da aula, fazer a tarefa de casa ou pesquisar mais sobre o tema da aula do dia na internet, mas estudar de maneira concentrada em horários diferentes ao da aula faz toda a diferença.

Dica 8: Organize uma rotina com tempo para estudar além do horário de aula.

  1. Confie na equipe

Eu não conheço toda a sua jornada, é possível que você já tenha conhecido professores bem ruins ao longo de sua vida na escola, mas aqui na DMS só escolhemos os melhores. Então acredite, nada aqui é feito por acaso. Estamos sempre nos atualizando com teorias e práticas pedagógicas que contemplem todas as formas de aprender, todas as linguagens do conhecimento e diversas formas para fazer com que o aprendizado fixe na sua cabeça e você não esqueça mais.

É claro que você também pode ficar livre para dar feedback, então fique à vontade para falar quando algo não lhe agradou, isso é importante para nós. A equipe da secretaria também está de ouvidos abertos para que você possa dar sua opinião, assim repassaremos com cuidado para os professores. Saber dar e receber feedbacks é muito importante, seja na vida em família, sociedade ou no mercado de trabalho de modo geral. Lembre-se: todo problema pode ser resolvido se formos ávidos e aplicados à melhoria contínua, por isso ligue ou mande mensagem para a escola, secretaria e para os colegas.

 

Dica 9: Dê e receba feedbacks. Essas devolutivas são importantes para seu crescimento como aluno e profissional.

  1. Não seja imediatista

Muitas vezes durante a aula estamos pensando naquela série que estávamos assistindo ou estamos com a cabeça nos problemas de casa enquanto o professor fala do conteúdo. Desse jeito perdemos a motivação, pois não estamos 100% presentes na aula e nem depois em casa, ficamos viajando com o pensamento, o que não nos leva a lugar nenhum. Aí vem o desânimo e sentimos vontade de desistir. O mundo da tecnologia nos acostumou a sermos imediatistas e não manter a atenção em nada, o que se mostra como sendo um grande problema.

O segredo do sucesso está na persistência. Procure não ficar ansioso e siga o planejamento que os professores criaram para você, mantenha a concentração e siga em frente. Vai dar tudo certo!

Dica 10: As coisas mais importantes da vida levam tempo, persista e tenha paciência consigo mesmo.

 

Josiane Scharneski