Como estudar sozinho e por que você geralmente não faz isso em casa

Hoje estamos aqui para falar sobre mais um assunto que ficou evidente agora nesses tempos de quarentena “Estudar Sozinho”. Mas antes de entrarmos nesse assunto, que tal fazer uma reflexão:

Você costuma estudar em casa?
Você estuda só quando tem prova e o conteúdo já está atrasado ou você costuma manter uma rotina de estudos?Tem curiosidade de estudar sobre assuntos que não estão na sua grade escolar? 

Pois é o costume de estudar sozinho é algo que precisamos inserir no nosso dia a dia – agora com a quarentena isso fica mais evidente, mas a verdade é que essa questão já vinha sido falada aqui pelos corredores da escola a muito tempo – e a verdade é que o sistema escolar regular do nosso pais acaba nos condicionando um pouco nos maus hábitos – estamos tão acostumados a sentar na carteira  e esperar os professores nos sugerirem conteúdos que acabamos não desenvolvendo o costume de fazer isso por nós mesmos. 
   Uma outra informação muito importante – que é também uma concepção pedagógica é a Teoria das 10 mil horas. Na década de 90 alguns psicólogos de uma escola de música em Berlim, na Alemanha realizaram um estudo minucioso para descobrir quanto tempo era necessário para uma pessoa aprender a tocar um instrumento, depois de muitos cálculos e observação cientifica eles chegaram à conclusão de que era necessário um soma de 10 mil horas – então naquela escola os alunos geralmente iniciavam os estudos aos 5 anos de idade e aumentavam gradativamente o tempo em que praticavam o instrumento diariamente e depois de anos a soma final seria essa 10 mil horas de estudo e você seria especialista no assunto. 
   O estudo dos pesquisadores de Berlim não pararam por ai – até por que 10 mil horas é muito tempo – é uma vida inteira dedicada a uma habilidade, vemos muito isso em atletas que treinam a vida inteira para uma olimpíada, por exemplo ou mesmo nos músicos clássicos que praticam por muitas horas e isso exige até um certo investimento financeiro. Então anos depois no EUA um outro pesquisador não concordando com todo esse tempo, fez outra pesquisa que rendeu até um livro chamado: As primeiras 20h. Ele descobriu que 10 mil horas é o tempo necessários para tornar especialista em algo – a maioria de nós não quer competir na copa do mundo, só queremos aprender a falar inglês, por exemplo – então segundo as pesquisas de Kauffmam o tempo que levamos para sair do 0 e aprender uma quantidade de informações minimamente desejável é de 20h acumuladas. Isso por que em 20h acumuladas é o tempo que levamos para nos acostumar com o conteúdo e passar da faze de irritação ou desistência, este pesquisador também deu uma palestra no TED talk, no youtube. 
   Nós temos uma curva de conhecimento, igual a curva lá do corona vírus, já viram aquele gráfico em algum momento? Temos picos de aprendizagem, onde estamos muito animados e sentimos que estamos aprendendo muito, aqui na escola chamamos de “efeito lua de Mel”  e depois temos uma queda na produtividade, isso é neurológico e normal – o diferencial está em persistir, por que se você conseguir contabilizar as horas que tem passado estudando inglês por exemplo, é o tempo que você vai precisar para se sentir confortável dentro dessa linha de aprendizagem e passar a ter um crescimento progressivo e estável. Então a dica de Ouro é : PERSISTA, não se deixe desanimar quando a sua curva começar a cair – isso é normal, vai acontecer – mas o que também vai acontecer é que você consiga se estabelecer dentro daquela habilidade a ponto de conseguir alcançar bons resultados. Aqui vão algumas dicas práticas para te ajudar a estudar em casa:

  1. Disciplina – foque naquilo que você quer aprender

  2. Rotina – organize seus horários para deixar um tempo reservado pra isso

  3. Local adequado – monte um cantinho de estudos para se manter determinado

  4. Tenha organização – mantenha seus materiais perto de você 

  5. Dê pausas – Tire uns minutinhos para beber água, respirar e levantar um pouco

  6. Cuidado com distrações – deixe o celular longe e tente manter o silencio no seu local de estudos

  7. Escreva e depois apresente para si mesmo aquilo que você está estudando – 

  8. Estabeleça uma meta diária – pode ser um número de páginas por dia ou conteúdos que pretende ver em cada dia

  9. Tente identificar de que maneira você aprende melhor – autoconhecimento para saber as coisas que funcionam para você

Algumas das principais perguntas acumuladas sobre esse assunto foram respondidas pela nossa equipe:
Estudar on-line é melhor do estudar presencialmente Estudar é sempre bom, cada pessoa vai descobrir o que funciona melhor para você e o que está dentro das suas possibilidades de locomoção, tempo e até questão financeira. Neste momento de isolamento social todos estamos tendo que nos adaptar, mas essa é uma oportunidade de conhecer melhor essa modalidade que muitas pessoas tinham até um certo preconceito. 

Grupos de estudos On-line, funcionam bem?
Vai depender da personalidade de cada um e também do tipo de atividade que é proposto, algumas coisas funcionam melhor com mais cabeças pensando junto, vai de se adaptar ao grupo e ao tipo de trabalho que está sendo solicitado. Neste momento de pandemia, as reuniões on-line podem servir até como uma maneira de motivação entre o grupo.

Devemos estudar em casa nos mesmos horários que estudava na escola?
Se existe possibilidade de adaptar os horários de modo que se encaixe melhor na sua rotina, tanto neste momento de isolamento social , como na vida de modo geral – fazer alterações na rotina não precisam alterar suas metas de estudo, pelo contrário essa flexibilidade pode ajudar na motivação do aluno.

Esperamos que cada aluno possa encontrar o melhor caminho de estudos e o que funciona melhor pra você, obrigado pela leitura e bons estudos!!