A Importância dos Hobbies

Você tem um Hobby?

Essa é uma questão frequentemente perguntada em entrevistas de emprego, e isso tem um motivo muito claro, é possível saber muito a respeito de uma pessoa pelos hobbies dela, e os recrutadores estão de olho nisso.
O mesmo também se aplica, podemos usar essa questão dos Hobbies como ferramenta para nosso autoconhecimento. E as perguntas para se fazer são:

            Quem é você de verdade?           

            Quem é você fora do trabalho ou da escola?

            O que você realmente gosta de fazer?

            O que você faz com seu tempo livre?     

Ter um hobby é fundamental para aliviar as tensões e o estresse do dia a dia de trabalho e ainda ter um momento dedicado exclusivamente para si mesmo. Além disso, existem outros excelentes motivos para cultivar esse habito:

5 motivos para ter um Hobby

1.    Melhora o senso de humor. Fazer algo que gostamos nos mantêm animados para as outras demandas da vida.
2.    Previne a procrastinação e te tira da zona de conforto. Essas são habilidades louváveis atualmente. Com bons passatempos você fica menos propenso a gastar tempo com atividades negativas.
3.    Aumenta sua confiança e ajuda na vida social. Mesmo quando as relações estiverem mais restritas ao ambiente virtual, falar dos seus hobbies te aproxima de pessoas e comunidades, fazendo com que você possa desfrutar da companhia dos outros.
4.    Alivia o estresse. Nem sempre temos a oportunidade de trabalhar ou estudar somente aquilo que gostamos, é normal termos tarefas mais enfadonhas durante o dia. Seu hobby pode ajudar a esvaziar a mente e relaxar.
5.    Ter um hobby nos torna mais interessantes. É uma peculiaridade sobre nós, um detalhe da nossa história e isso é legal, além de que logo surgirão assuntos em comum e boas histórias para se contar.

Como escolher um Hobby

  É preciso experimentar, conhecer e pesquisar coisas do seu interesse e até mesmo dar uma chance para aquelas tarefas que você acredita que não vai gostar. Vai que numa dessas isso acaba sendo só um pré-conceito àquela tarefa e após conhecer melhor, você se apaixona ela?
  Também é comum mudarmos de interesses ao longo do tempo, e não tem nada de errado nisso, apenas lembre que neste campo não estamos buscando a perfeição e nem o êxito absoluto, afinal é lazer. Caso você note que um hobby tem te consumido e te trazido estresse e julgamento, até mesmo obsessão, pode não ser mais um hobby saudável para você neste momento, por isso, dê um tempo, vá para coisas diferentes, áreas das quais você nunca tentou, além de manter aquilo pelo que já somos apaixonados, experimentar coisas novas é fundamental.
  Os hobbies podem tanto ser atividades práticas como: cozinhar, tirar fotos, fazer jardinagem, dançar, fazer trabalhos manuais, voluntariado, cantar, pintar, decorar, cuidado com animais, desenhar, correr ou praticar algum esporte. Quanto intelectuais como: ler, escrever ou assistir a bons filmes, a lista é grande, mas aqui já tem umas dicas de onde começar.

Hobby e saúde Mental

  Dedicar um tempo a uma atividade prazerosa muda a relação que você tem com seu trabalho, estudos e família. Tudo isso graças a sensação de bem-estar ocasionada por cultivar um passatempo.
  Existem alguns aspectos importantes para a saúde mental, são eles: amoroso, familiar, espiritual, financeiro e profissional. O sucesso de uma pessoa vem aliado ao equilíbrio entre estes diferentes âmbitos, e esse equilíbrio se dá pelos hábitos que cultivamos e as pessoas com quem escolhemos conviver.
  Logo, cultivar hábitos saudáveis e dedicar-se a atividades prazerosas conduz a um estado mental de menos agitação e ansiedade, ajudando a manter o foco. À medida que você melhora nesse hobby, passando pela curva do conhecimento você recebe uma “injeção de ânimo” que age sobre sua saúde mental e bem-estar físico e psicológico.

Um Hobby pode virar trabalho fixo?

  Depende, não é impossível, mas em alguns casos pode ser um erro tirar das atividades que lhe dão prazer a leveza e a tranquilidade de ser um hobby e passar para o campo da responsabilidade e da exigência de um trabalho formal. Quando a cobrança e necessidade de perfeição entram em cena, pode ser que o bem-estar de realizar aquela tarefa sumam, aí você perde o hobby e acaba não sendo um bom profissional na área. Mas também existem exemplos passivos acerca deste assunto, então vale a pena pensar bem e analisar todos os aspectos burocráticos e organizações, de logística e viabilidade disso antes de transformar seu hobby em trabalho fixo.

Hobby como ferramenta de auto conhecimento

  Lembra daquelas perguntas lá do início do texto? Nem sempre é fácil responder, geralmente usamos características físicas, profissão ou talentos para descrever  nossa personalidade, mas nem sempre isso funciona, pois, não somos o nosso emprego e nem aquilo que estudamos na escola ou na faculdade e também não somos os amigos e preferências que temos ou os gostos  que sentimos. Somos a junção de tudo isso e muito mais, nossa consciência é algo bem complexo.
  Nossos hobbies podem nos dar pistas concretas para responder essas questões, “quem somos nós para além do trabalho”, por isso vale a pena investir um tempo em coisas que nos ajudam a descobrir, aprimorar e conhecer habilidades que fazem parte da nossa essência enquanto seres integrais e completos em todos os aspectos, ou pelo menos na maioria deles.

 

Josiane Scharneski